Concurso Caixa: três questões cabem recurso. Confira quais!
Quais questões cabem recursos no concurso Caixa 2024? Na visão dos professores do Qconcursos, são três. Confira aqui!
Concursos Abertos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:27/05/2024 às 17:32
Atualizado em:28/05/2024 às 18:48
Quais questões cabem recursos no concurso Caixa 2024? Na visão dos professores do Qconcursos, que corrigiram a prova para o técnico bancário novo, duas de Conhecimentos Bancários e uma de Atendimento.
O prazo para recorrer vai até as 23h59 desta terça-feira, 28 de maio, no site da Fundação Cesgranrio. Apenas candidatos inscritos no concurso poderão entrar com pedido de recurso.
Na parte de Conhecimentos Bancários, o professor Eduardo Newman destacou dois itens passíveis de recurso: 31 e 37 da prova de modelo 1.
Já em Atendimento, o destaque é para a questão 54 da prova de modelo 1.
Para auxiliar na análise da prova e possíveis recursos contra o resultado, os professores do Qconcursos estiverem ao vivo corrigindo o exame apontando as questões passíveis de contestação. Assista às justificativas para os recursos a seguir.
Professor traz justificativa para interpor recursos na prova da Caixa
Veja explicações do professor Newman para interpor recurso nas questões de Conhecimentos Bancários:
Questão 31 - Gabarito 1
(Imagem: Prova da Caixa)
Justificativa: "O gabarito divulgado é alternativa A. Não se discorda que a situação indicada na alternativa “a” veiculada uma política monetária não convencional (é o famoso quantitative easing). Contudo, a alternativa “e” também é uma política monetária não convencional, pois leva mesmo efeito decorrente da alternativa “a”, que reside no aumento da liquidez da economia. É relevante notar que o enunciado não menciona expressamente o quantitative easing, o que faz com que outras medidas destinadas a aumentar a liquidez da economia possam ser enquadradas como uma política monetária não convencional. Como há duas alternativas corretas, entende-se que a questão deve ser anulada."
Questão 37 - Gabarito 1
(Imagem: Prova da Caixa)
Justificativa: "Não se concorda com o gabarito divulgado, pois não guarda consonância com a Resolução CVM nº. 85, de 2022, que assim dispõe em relação aos métodos aceitos para avaliação de empresas:
Seção II – Valor Apurado pelos Diferentes Critérios
Art. 13. O laudo de avaliação deve indicar o valor da companhia segundo os seguintes critérios:
I – preço médio ponderado de cotação das ações da companhia objeto no ambiente de mercado organizado de valores mobiliários em que são admitidas à negociação, discriminando os preços das ações por espécie e classe:
a) nos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à divulgação até a data do fato relevante; e
b) entre a data de divulgação do fato relevante e a data do laudo de avaliação;
II – valor do patrimônio líquido por ação da companhia objeto apurado nas últimas informações periódicas (anuais ou trimestrais) enviadas à CVM;
III – valor econômico da companhia avaliada, com indicação, inclusive, do valor por ação, calculado por, pelo menos, uma das seguintes metodologias:
a) fluxo de caixa descontado;
b) múltiplos de mercado; ou
c) múltiplos de transação comparáveis, conforme se entender fundamentadamente mais adequado ao caso da companhia, de modo a avaliá-la corretamente; e
IV – outro critério de avaliação escolhido pelo avaliador geralmente aceito no ramo de atividade da companhia avaliada, previsto em Lei ou aceito pela CVM, para a definição do preço justo ou intervalo de valor, se for o caso, e não abrangido nos incisos anteriores.
Veja que não há previsão de avaliar empresa com base no método do patrimônio líquido avaliado a mercado.
Assim, como nenhuma questão veicula afirmação correta, entende-se que a questão deve ser anulada."
Questão 54 – Prova tipo 1
A questão abaixo apresentada possuí erro na resposta correta que deveria determinar sua anulação. Vejamos:
No setor bancário, com tanta similaridade entre os produtos e serviços ofertados, o diferencial para o cliente passa a ser a qualidade com que os serviços são prestados. Assim sendo, para um indivíduo escolher em qual banco pediria um financiamento, ele foi a uma agência bancária fortemente recomendada por amigos e, depois de longa espera em uma fila interminável, a qualidade do atendimento face a face caracterizou-se por falta de informação, mau humor e tratamento grosseiro. Diante dessa experiência, ele formou uma imagem negativa da organização e decidiu que não usará os serviços dela.
A situação descrita ilustra um exemplo de
(A) gargalo
(B) deserção
(C) incidente crítico
(D) flor de serviço
(E) momento de verdade
Justificativa: “O gabarito oficial indica a alternativa E como correta. De fato, todas as demais encontram-se erradas. A alternativa correta, entretanto, traz informação incorreta que poderia levar o candidato a erro.
Explica-se: a expressão correta a designar o conceito empregado na questão é “momento DA verdade” e não “momento DE verdade”. Por mais que a diferença seja de apenas uma letra, a diferença no significado é relevante a ponto de indicar ao candidato que aquela não seria a alternativa incorreta. Momento DE verdade é um momento que se dá no plano da realidade, no plano do real, em detrimento a um momento imaginário suposto. Já o momento DA verdade é aquele reconhecido pelos autores da área como o momento em que se dá o momento da interação entre o cliente a empresa e que pode influenciar de maneira significativa a sua percepção e, consequentemente, o resultado da venda. Pede-se, assim, a anulação da questão.“
Como solicitar recurso do gabarito do concurso Caixa
Os candidatos que não concordarem com alguma resposta do gabarito preliminar poderão entrar com recursos. Além disso, serão aceitas contestações quanto ao conteúdo das questões objetivas.
Para solicitar recurso, acesse o site da Fundação Cesgranrio, na página do concurso da Caixa, durante o período de 27 a 28 de maio (segunda e terça-feira).
Após avaliados os pedidos de recursos, os pontos de possíveis questões anuladas serão atribuídos a todos os candidatos.
Veja como foram as provas do concurso Caixa
Para os cargos de nível médio, as provas do concurso Caixa foram compostas por 60 questões, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 35 Específicos.
Os concorrentes foram exigidos com conhecimentos nas seguintes áreas:
Técnico Bancário
Conhecimentos Básicos (25 questões)
Língua Portuguesa: 5 questões;
Língua Inglesa: 5 questões;
Matemática Financeira: 5 questões;
Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões; e
Comportamentos Éticos e Compliance: 5 questões.
Conhecimentos Específicos (35 questões)
Conhecimentos Bancários: 15 questões;
Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação: 5 questões;
Conhecimentos e Comportamentos Digitais: 5 questões;
Atendimento Bancário: 10 questões.
Técnico Bancário TI
Conhecimentos Básicos (25 questões)
Língua Portuguesa: 5 questões;
Língua Inglesa:5 questões;
Matemática Financeira: 5 questões;
Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões; e
Comportamentos Éticos e Compliance: 5 questões.
Conhecimentos Específicos (35 questões)
Tecnologia da Informação: 30 questões; e
Conhecimentos e Comportamentos Digitais: 5 questões.
A fase discursiva, por sua vez, foi composta de uma redação no tipo dissertativo-argumentativo, com base em tema que será proposto pela banca organizadora.
Já para os os cargos de médico e engenheiro do trabalho, de nível superior, as provas objetivas do concurso Caixa tiveram 70 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 40 Específicos.
Veja abaixo os conhecimentos que foram cobrados para os cargos de nível superior:
Conhecimentos Básicos (30 questões)
Língua Portuguesa: 10 questões;
Língua Inglesa: 5 questões;
Conhecimentos e Comportamentos Digitais:5 questões;
Comportamentos Éticos e Compliance: 5 questões; e
Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões.
Conhecimentos Específicos de médico do trabalho
Conhecimentos Médicos Gerais: 10 questões;
Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador: 15 questões;
Legislação Específica: 10 questões; e
Auditoria Médica e Plano de Saúde: 5 questões.
Conhecimentos Específicos para engenheiro
Saúde e Segurança no Trabalho: 40 questões.
Para os cargos de nível superior, a etapa discursiva consistiu na produção de uma questão dissertativa sobre tema da parte de Conhecimentos Específicos.