O edital do concurso para Câmara Municipal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, já está na fase final de revisão.
De acordo com o Instituto Selecon, contratado para organizar a seleção, o documento deve ser publicado nos próximos dias.
A oferta será de 15 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva para carreiras dos níveis médio e superior. Os salários poderão chegar a R$3.005,86.
Do total de vagas, 12 serão para assistente administrativo, carreira que exige apenas o ensino médio completo para inscrição. As demais três oportunidades serão para cargos de nível superior, sendo duas para tradutor de libras e uma para assistente social.
O vereador Papy, 2° secretário da Mesa Diretora da Câmara, esteve na sede do Instituto Selecon, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 17 de novembro, acompanhado pelo chefe de gabinete da presidência, Fernando Miceno Pinese.
"Acho que a contratação de servidores concursados traz mais credibilidade para o serviço público. Queremos estabelecer uma gestão séria, honesta e moral, transmitindo para a população o nosso desejo de oferecer cada vez mais um serviço de melhor qualidade", explicou.
Recebidos pelo sócio fundador e diretor de concursos do Instituto Selecon, Marcus São Thiago, o vereador e o chefe de gabinete conheceram toda a empresa.
"Já tínhamos observado os trabalhos realizados pelo Instituto Selecon anteriormente, o que nos trouxe segurança para dialogar com a organizadora, mas vendo tudo pessoalmente, fiquei impressionado com a infraestrutura e com a seriedade com que cuidam de cada etapa da elaboração de um concurso", avaliou o vereador.
O Instituto Selecon será o responsável por receber as inscrições do concurso, viabilizar e aplicar as provas do processo seletivo.
Em 5 de outubro, a Câmara de Campo Grande aprovou o projeto de lei 10.326/21 para criação do cargo de assistente social e alteração do quantitativo de vagas para assistente administrativo e intérprete de Libras. O que possibilitou a abertura do concurso público.
Na votação do projeto, os vereadores destacaram a necessidade dos novos servidores diante do aumento da demanda de atividades, em audiências públicas, lives e outras agendas.
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul já entrou com uma ação na Justiça pedindo que a Câmara fosse obrigada a demitir comissionados e abrir concurso para substituição.
Último concurso para Câmara foi realizado em 2017
O último concurso para ingresso de efetivos na Câmara de Campo Grande ocorreu em 2017. A oferta foi de 70 vagas para 12 carreiras dos níveis médio, técnico e superior.
Um dos destaques foi assistente administrativo, cargo com vencimento-base inicial de R$1.672,27, na época, para uma jornada de 30 horas semanais. A exigência para se inscrever foi o nível médio completo.
Houve ainda oportunidades para técnico legislativo, redator, tradutor de libras, técnico administrativo, jornalista, publicitário, analista de sistema, contador, analista de controle interno, técnico em informática e técnico em Segurança do Trabalho.
Mais de 18 mil pessoas se candidataram para o concurso. A banca organizadora foi a Fapec. Os participantes foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
As questões foram sobre as disciplinas de: Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos, Conhecimentos Básicos de Informática e Noções de Administração Pública. Foi classificado na objetiva quem conseguiu o mínimo de 50% do valor total da prova.
Para as carreiras de nível superior também foi exigida uma prova de títulos, de caráter classificatório. Nessa fase, os candidatos foram pontuados pela especialização acadêmica e pela experiência profissional.
O concurso ficou válido por um ano, com chance de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado ficou válido, a Câmara de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, pôde convocar aprovados para suprir a necessidade de servidores.
Estude para novos concursos com a Folha Cursos
Além da Câmara de Campo Grande, diversos outros órgãos preparam novos concursos para 2021 e 2022. Por isso, quem deseja ingressar no serviço público deve manter a preparação em dia.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Confira os cursos preparatórios e comece já seus estudos!