"Não temos dificuldade alguma em abrir concurso Câmara dos Deputados para que mais servidores possam estar lá servindo ao nosso Legislativo Federal". Essa afirmação é do novo presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos PB).
Em entrevista à rádio Arapuan Verdade, nesta sexta-feira, 7, ele informou que avaliará a possibilidade de novos concursos públicos para a Câmara dos Deputados, enquanto estiver na presidência da Casa.
"A Câmara tem um quadro de servidores muito competente. É sempre um concurso muito disputado e se for necessário, se tiver realmente essa carência na Casa, nós não temos dificuldade alguma em abrir concurso público para que mais servidores, quadros competentes, possam estar lá servindo ao nosso Legislativo Federal", afirmou.
De acordo com Motta, na quinta, 6, foi feita uma primeira reunião com o administrativo da Câmara. Ele informou que foi solicitado um levantamento de todos os setores. O que pode indicar quais áreas contam com maior necessidade de pessoal.
Novo presidente da Câmara não descarta realização de concurso
(Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)
Hugo Motta foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026, no último sábado, 1º de fevereiro. O parlamentar conquistou 444 votos.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!
À espera de concurso, Câmara dos Deputados tem 792 cargos vagos
Segundo dados do Portal da Transparência de janeiro de 2025, a Câmara dos Deputados conta com 792 cargos vagos, sendo 503 para técnico legislativo, um para assessor administrativo e 288 para analista legislativo.
As remunerações atuais são de:
- técnico legislativo: R$19.616,98; e
- analista legislativo: R$29.462,78.
Além dos valores citados acima, o servidor ainda faz jus aos seguintes benefícios:
- auxílio-alimentação;
- assistência pré-escolar;
- assistência médica e odontológica; e
- valor para exame médicos periódicos.
Um dos cargos mais aguardados para um novo concurso Câmara dos Deputados é o de policial legislativo federal, especialidade de técnico legislativo e que não foi incluída no último edital da Casa.
Desde 2022, a Mesa Diretora da Câmara aprovou a mudança de escolaridade do policial, passando a exigir ensino superior completo em qualquer área e não mais o ensino médio.
Último concurso Câmara dos Deputados foi aberto em 2023
Em agosto de 2023, a Câmara dos Deputados publicou os editais do seu último concurso público.
A oferta foi de 749 vagas para analista legislativo, sendo 140 para provimento imediato e 609 para formação de um cadastro de reserva.
As chances foram distribuídas entre as seguintes especialidades/cargos:
- assistente social;
- consultoria legislativa;
- consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira;
- contador;
- enfermeiro;
- farmacêutico;
- informática legislativa
- médico;
- técnica legislativa; e
- técnico em material e patrimônio.
Todas as especialidades tiveram o nível superior como requisito.
No caso das especialidades de técnica legislativa, técnico em material e patrimônio, Consultoria Legislativa, de Orçamento e Fiscalização Financeira e Informática Legislativa, era possível ter graduação em qualquer área.
Os concorrentes do concurso Câmara dos Deputados foram avaliados por provas objetivas e discursivas no dia 10 de dezembro de 2023. A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a banca organizadora.
Acesse GRATUITAMENTE o ebook Guia de Concursos 2025 e tenha acesso à lista dos principais editais deste ano para a sua preparação.