Com concurso em pauta para 2021, Bombeiros MG forma novos soldados

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realiza a formatura da turma de 2020 do Curso de formação de Soldados. Veja os detalhes!

Autor:
Publicado em:30/07/2021 às 11:16
Atualizado em:30/07/2021 às 11:16

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realiza no sábado, 31 de julho, a formatura do curso de formação de soldados (CFSD 2020), aprovados no último concurso para o cargo. A cerimônia será transmitida a partir das 10h pelo canal no Youtube da corporação.

Essa turma iniciou a formação em novembro de 2020, após meses de suspensão diante da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas para ingresso na carreira de soldado.

O curso foi realizado em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados. No concurso Bombeiros MG os aprovados são nomeados antes de ingressar no curso de formação.

“Tanto para oficiais como para soldado, o aprovado no concurso já é considerado um militar durante o curso de formação e é remunerado”, explicou o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas, tenente Pedro Aihara.

A escolha da lotação só ocorre após o curso de formação, como informou o porta-voz em entrevista à Folha Dirigida:

“Próximo da formatura no curso de formação é feita uma análise de quais são os locais que mais precisam de pessoas. Os melhores colocados terão preferência para escolher a lotação entre as unidades disponíveis. Ao longo da carreira, sempre tentamos fazer um casamento da corporação e o interesse do militar para onde tenha algum vínculo”.

Publicado em julho de 2017, o edital de abertura do concurso Bombeiros MG teve oferta de 500 vagas. Deste total, 465 foram para o curso de formação de soldados e 35 para o quadro de praças especialistas.

Bombeiros de Minas Gerais
Bombeiros MG realiza formatura do curso de formação de soldados
(Foto: Divulgação)

A seleção registrou 67.544 candidatos inscritos. A primeira etapa foi composta por provas objetivas e de redação. Os classificados ainda passaram por exame médico preliminar e complementar. Assim como por:

  • teste psicológico;
  • prova teórico/prática (para o quadro de especialistas);
  • teste de capacitação física;
  • habilidades natatórias; e
  • exame toxicológico.

Concurso Bombeiros MG: novo edital está previsto para agosto

Um novo concurso Bombeiros MG para soldados e oficiais está previsto para 2021. Em entrevista à Folha Dirigida, o porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara, informou que a estimativa é que o edital seja publicado em agosto

As provas devem ocorrer em dezembro. "Estamos trabalhando com um calendário mais enxuto possível para promover o concurso ainda este ano”, afirmou o porta-voz.

A oferta será de 145 vagas para soldados e 21 para oficiais. Em ambos os casos, o requisito será o ensino médio completo, de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,60m (para homens e mulheres).  

“Por força de lei, 10% das vagas são destinadas ao sexo feminino. No caso de oficiais, serão de duas a três vagas para mulheres e para soldados serão 14 ou 15 vagas destinadas ao sexo feminino”, garantiu Aihara.

O salário inicial será de R$4 mil para soldado e de R$9 mil para oficial. No caso da carreira militar no estado, não é pago auxílio-alimentação ou auxílio-transporte.

O que está previsto na legislação é a concessão de adicional de desempenho a cada cinco anos de até 10%. Além de abono fardamento e suporte médico, odontológico e psicológico.

Concurso CBM MG: estrutura de provas deve ser mantida

Os últimos concursos Bombeiros MG tiveram as seguintes etapas: provas objetivas, provas discursivas, teste psicológico, teste de capacitação física e habilidades natatórias e exame toxicológico.

No caso de carreiras específicas, como para o quadro de especialistas, é possível que outras etapas sejam aplicadas, como uma prova teórico/prática. Independente da carreira, os aprovados em todas as fases ainda são submetidos a um curso de formação.

Segundo o porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara, essa estrutura de provas deve ser mantida no próximo concurso.

“A tendência é que a gente mantenha a mesma estrutura com o curso de formação. O conteúdo programático das provas também deve seguir o padrão, englobando matérias de ensino médio mais o conteúdo de Direitos Humanos”.

Aihara ainda recomendou que o candidato “estude pelos editais anteriores, pois terá uma boa base do que pode ser cobrado”. A banca organizadora do concurso será a Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa).

Com a escolha da banca organizadora, os interessados no concurso Bombeiros MG devem intensificar a preparação para as provas. 

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Confira os cursos preparatórios e comece já seus estudos!