Concurso CBMERJ: candidatos são indicados para matrícula no CFO 2023

Foi publicado o resultado final do concurso CBMERJ, que conta com 40 vagas para oficiais, com a lista de indicados para matrícula no CFO.

Autor:
Publicado em:24/02/2023 às 08:37
Atualizado em:24/02/2023 às 08:37

Foi publicado nesta sexta-feira, 24, o resultado final do concurso CBMERJ, com vagas para oficiais. O documento foi divulgado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Ao todo, 58 candidatos foram considerados aprovados na seleção. Desse total, 40 estão sendo indicados para a matrícula no Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Dos 40 indicados, 28 constam na lista destinada às vagas da ampla concorrência, enquanto oito entram nas cotas para negros/índios e quatro para hipossuficiência econômica.

A apresentação para o CFO está prevista para o dia 27 (segunda-feira) deste mês.

Saiba mais sobre os próximos concursos CBMERJ 2023

Sai resultado final do concurso CBMERJ para o CFO 2023 (Foto: CBMERJ)
Sai resultado final do concurso CBMERJ para o CFO 2023
(Foto: CBMERJ)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ)
  • Cargos: oficial
  • Vagas: 40
  • Requisitos: nível médio
  • Remuneração: R$3.897,24
  • Banca: FGV
  • Inscrições: de 1º de setembro a 6 de outubro
  • Provas: 27 de novembro

Concurso Bombeiros RJ oferece 40 vagas no CFO

Ao todo, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro selecionou para o preenchimento de 40 vagas, no cargo de oficial.

Desse total, 28 foram destinadas à ampla concorrência, quatro para as pessoas com hipossuficiência econômica e oito para os candidatos negros ou indígenas.

Para concorrer, era preciso ter o nível médio completo. Diferente de outras seleções militares, esta não contou com divisão entre homens e mulheres, além de não exigir limite de idade, sendo necessário possuir 18 anos ou mais para participar.

Os aprovados terão ganhos iniciais de R$3.897,24, podendo ser acrescido das gratificações e adicionais atinentes ao cargo.

PGE aprova concurso CBMERJ para o CFO 2024

O pedido de autorização para um novo concurso CBMERJ, para o CFO 2024, foi aprovado pela Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE RJ). No entanto, o aval deverá ser avaliado por outros setores.

Em seu visto, a PGE entende pela "inexistência de impedimentos em tese à luz do Regime de Recuperação Fiscal incidente".

No entanto, a Procuradoria reforça que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em que se apoia o entendimento pela possibilidade da realização do concurso, será submetida a exame definitivo em julgamento marcada para o dia 22 de março deste ano, "de modo que, até lá, são essas as diretrizes vigentes". 

Além disso, a PGE informa que, em razão da possibilidade de já haver previsão no Plano de Recuperação Fiscal, o pedido de autorização do concurso deve ser remetido à Comissão de Acompanhamento e Monitoramento Econômico-Financeiro do Regime de Recuperação Fiscal (COMISSARF).

Vale lembrar que, em janeiro deste ano, o pleito foi aprovado pelo Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal e pela Assessoria Jurídica.

Além da Comissão, a PGE também solicita que o pedido de concurso seja avaliado pela Procuradoria de Pessoal (PG-04). Somente com as autorizações, a seleção poderá ocorrer.

Os concursos para oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro são realizados anualmente. Desta forma, com o término da seleção que está em curso, terá início o CFO de 2024.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros do Rio, o novo pedido de autorização leva em conta o "natural envelhecimento da tropa e o atual déficit de oficiais combatentes, considerando o número de militares que já deixaram o serviço ativo".

Com isso, o CBMERJ solicita a autorização, para a realização do novo concurso já no primeiro semestre de 2023.

"O início do processo seletivo ocorre no primeiro semestre de 2023, objetivando permitir tempo hábil para o processamento do ingresso de novos cadetes no ano de 2024, faz-se necessária a autorização governamental para realização do concurso em tela", diz o pedido do CBMERJ.