Concurso CBMERJ soldado terá mudanças e edital deve atrasar
Mesmo com banca definida, o termo de referência do concurso CBMERJ para soldado será refeito, podendo atrasar o novo edital. Veja detalhes!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:11/11/2024 às 10:03
Atualizado em:11/11/2024 às 10:27
O concurso CBMERJ para soldado, que parecia estar em estágio avançado e próximo de contratar a organizadora, deve levar mais tempo. Isso porque o processo passará por ajustes no termo de referência, o que provavelmente atrasará o edital.
Além de atrasar a publicação do edital, o cronograma da seleção também deverá ser impactado.
O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro havia previsto a realização das provas ainda este ano. No entanto, com essa mudança, esse prazo não será mais viável.
Outro ponto é que o cronograma inicial previa a conclusão do concurso e a divulgação dos resultados ainda este ano, o que também não será possível.
Por que o termo de referência será ajustado?
Com exclusividade, o Qconcursos Folha Dirigida teve acesso a diversas tramitações nas quais as diretorias da corporação discutiam o termo de referência e seus itens para viabilizar a contratação da banca organizadora.
Nas últimas movimentações, após análise do setor Jurídico e do setor Técnico, ficou decidido que um novo termo de referência será elaborado com os ajustes necessários, acatando as sugestões recebidas.
Os despachos já foram encaminhados pelo coordenador de Licitações e pelo diretor-geral de Apoio Logístico para as devidas providências.
Uma das providências será o reenvio do termo de referência para as instituições interessadas, considerando as mudanças acatadas.
Além disso, o Idecan, empresa considerada vencedora, também será contatado pela corporação para que sua proposta possa ser retificada.
No documento, o CBMERJ não informa se todas as empresas poderão reenviar as propostas com base no novo termo de referência ou se o reenvio ocorrerá apenas para assegurar a lisura do processo.
Como ainda não há contrato assinado, o CBMERJ pode reavaliar as propostas, se necessário.
Veja a seguir um dos despachos tramitados pelo CBMERJ:
Para que esse cronograma seja cumprido, é necessário que as tratativas avancem e o edital seja publicado ainda este ano.
Vale lembrar que, por se tratar de um concurso na área de Segurança, a seleção do CBMERJ envolve diversas etapas, o que impede uma conclusão em poucos meses.
Inclusive, o Qconcursos Folha Dirigida já confirmou a estrutura das provas. O concurso para soldado do CBMERJ contará com o chamado "exame intelectual", ou seja, uma prova objetiva.
Essa prova terá 60 questões, que serão divididas por 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática, com cinco alternativas para cada.
De acordo com o estudo técnico, as avaliações ocorrerão de forma regionalizada em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Outras etapas do concurso CBMERJ
Além da prova objetiva, o concurso CBMERJ para soldado de Busca e Salvamento ainda contará com outras fases, sendo:
prova prática: apneia voluntária em repouso; apneia voluntária em movimento; nado Livre; e flutuação;
Teste de Aptidão Física (TAF): corrida de meio fundo, a ser realizada em pista de atletismo de 400 metros; flexão e extensão MMSS, a ser realizada em barra fixa cilíndrica com o diâmetro mínimo de 3 cm e máximo de 3,5 cm; e flexão abdominal;
A seleção visa ao preenchimento inicial de 144 vagas para o cargo de soldado bombeiro militar, com foco na área de Busca e Salvamento.
Além disso, o CBMERJ pretende reservar 20% das vagas para candidatos negros e indígenas e 10% para candidatos em situação de hipossuficiência. As demais vagas serão disputadas em ampla concorrência.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a carreira de soldado oferece uma remuneração inicial de R$3.056,42 durante o curso de formação e R$5.333,86 após a conclusão e formatura.
Resumo concurso CBMERJ
Instituição: Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro
Situação atual: minuta do contrato com a banca pronta