Concurso CBMERJ: corporação explica requisitos, carreira e mais

Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida, porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, fala sobre concurso CBMERJ com 800 vagas.

Autor:
Publicado em:28/02/2023 às 16:15
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

As inscrições para o concurso CBMERJ seguem abertas até o dia 12 de março. E para falar sobre a seleção, que conta com 800 vagas para soldados e sargentos, Folha Dirigida traz uma entrevista exclusiva com o porta-voz do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, major Fábio Contreiras.

Segundo ele, o concurso atual ocorre em um momento importante para a corporação, que precisa reforçar a tropa e renovar o seu quadro operacional.

"Esses cargos, que estamos disponibilizando, são aqueles em que os nossos militares na ativa já têm tempo para se aposentar. Então é preciso renovar a tropa e manter a qualidade do serviço. Já quando a gente fala da banda, que é nacionalmente conhecida, muitos músicos estão em fim de carreira, com 20, 30 anos", explica o porta-voz.

Em relação aos demais cargos, como condutores e combatentes com qualificação, eles também estão sendo oferecidos diante do quadro atual, que possui idade ou está próxima de se aposentar. 

"Aqueles militares que são chamados de artífices são fundamentais. Esse pessoal que trabalha na manutenção é importante que seja renovado. É um concurso estratégico pra gente", diz o major. 

Para quem busca o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro no intuito de construir uma carreira, Contreiras explica que esse é o objetivo da corporação.

"Nosso fluxo de carreira permite que o praça tenha uma rápida ascensão. É importante que o militar possa galgar postos e graduações. É natural que o soldado vire cabo em poucos anos", diz o major.

Por conta desse rápido crescimento, há poucos militares hoje na ativa como soldados, sendo cerca de 1.550. "Esse número nunca é tão grande quanto gostaríamos, justamente porque há um fluxo de carreira".

Lembrando que, por lei, o CBMERJ pode contar com até 7 mil soldados. Apesar disso, Contreiras explica que não há déficit, sendo possível atender o Estado do RJ com o efetivo atual. Confira mais destaques da entrevista!

Cadê o concurso para soldado combatente do CBMERJ?

Segundo o major Fábio Contreiras, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro não descarta os concursos efetivos para soldados. No entanto, há um estudo estratégico que avalia as necessidades da corporação.

"No momento, a gente precisou contemplar o ingresso de combatentes com nível técnico", explicou o major.

Ainda segundo o major, em 2022 foi feito o ingresso de mil soldados combatentes temporários. Por isso, o CBMERJ entende que não precisa de uma seleção imediata para este posto.

"Não significa que o concurso acabou, a corporação não está colocando o fim nos concursos para soldado de carreira. Isso é avaliado todo semestre, mas no momento não temos previsão", explica o porta-voz.

Candidatos podem buscar formação para concurso 

Para concorrer, os interessados no atual concurso CBMERJ devem ter idade mínima de 18 anos, no momento da nomeação, e até 32 anos, na data de abertura das inscrições (23 de janeiro de 2023), além de escolaridades que variam conforme a especialidade.

Neste último caso, boa parte das especialidades do cargo de soldado exigem do candidato um curso de formação inicial e continuada ou qualificação profissional

Segundo Contreiras, essa formação pode ser adquirida pelo candidato ao longo do concurso, já que boa parte dos cursos contam com uma carga horária, que pode ser concluída em poucos meses. 

"Esses cursos regulamentados são oferecidos pelas redes federal, estadual e municipal. Aqui no Rio de Janeiro, como o Sistema S, são instituições que oferecem cursos nessas áreas, assim como instituições privadas, que vão cobrar, e escolas habilitadas ao Pronatec, que oferecem vagas e os candidatos podem procurar esses locais. Os cursos livres também podem ser oferecidos por empresas, associações, sindicatos. O mais importante é verificar se esses lugares estão regulamentados pelo MEC", explica o major.

Concurso não é regionalizado

O atual concurso do CBMERJ não possibilita ao candidato escolher a cidade que deseja atuar. Segundo o major Fábio Contreiras, isso ocorre porque não há uma lei que determine que a seleção seja regionalizada. 

"Para o processo seletivo temporário, há uma regulamentação, que impõe que ele seja regionalizado. Para o caso do militar de carreira não existe essa obrigação", explica o porta-voz. 

Ainda segundo Contreiras, essa tomada de decisão também ocorreu porque a corporação entende que há regiões que podem precisar de mais militares que outras. "Precisamos dessa flexibilidade, para não perder a qualidade do serviço", explica o major. 

No entanto, o porta-voz não descarta a possibilidade de escolha do local para aqueles candidatos que conquistarem as melhores colocações, ao longo do seu processo de formação. 

Locais de prova

Conforme o projeto básico do edital, o concurso CBMERJ teria provas nas oito regiões do Estado do Rio de Janeiro, que incluem todos os 92 municípios.

No entanto, o edital não informa quais cidades receberão as provas do concurso. Segundo o porta-voz, dependendo do número de inscritos, é possível que um município inclua concorrentes de outras áreas.

"O nosso termo de referência está sim preocupado com a localidade. A ideia é que o candidato não se desloque para muito longe, para conseguir fazer essa prova", explica Contreiras. 

Dicas para a aprovação e convocações de aprovados

Segundo o major Fábio Contreiras, a partir de junho, serão convocados os aprovados para o Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Habilidades Específicas (THE).

Desta forma, o Corpo de Bombeiros trabalha para concluir toda a seleção no segundo semestre deste ano.

"A gente não tem uma previsão ainda. Nós temos o interesse desse concurso acabar o quanto antes, porque nós precisamos desses militares", explica o major. 

Com a conclusão das etapas, o curso de formação deverá ser iniciado em 2023. Antes disso, no entanto, os candidatos devem se preparar para a aprovação na seleção.

Pensando nisso, Contreiras pede que os candidatos deem atenção ao TAF. Isso porque, segundo o porta-voz, essa é uma das etapas que mais eliminam os participantes. 

"Mantenha sempre uma rotina forte de estudos. Mas a regra vale para todos: leia bem o edital e siga o conteúdo que está previsto. Nós observamos também que muitas vezes as pessoas passam nas provas, mas se preparam fisicamente apenas após o resultado das provas. Então eu diria para reservar um tempo, desde já, para fazer as atividades do TAF", finaliza o major. 

Concurso para temporários está previsto

Como antecipado por Folha Dirigida, além da seleção que está em andamento, o CBMERJ também prepara um novo concurso para o seu Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV). Ao todo, são esperadas 1.500 vagas.

Segundo Fábio Contreiras, diante das avaliações internas da corporação, a seleção para o SMTV também considera a necessidade de expandir os serviços do CBMERJ.

"Por ora, a gente pretende manter os processos seletivos para temporários, o que não significa que não faremos um processo seletivo para carreira de soldado em algum momento", diz o major. 

Confira abaixo a entrevista completa com o porta-voz do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, major Fábio Contreiras:

 

Concurso CBMERJ recebe inscrições para 800 vagas

Abertas em janeiro, as inscrições para o concurso CBMERJ podem ser realizadas até o dia 12 de março, por meio do site do IUDS, organizador. 

Como retificado pela corporação, é possível concorrer a mais de um cargo, desde que os exames sejam realizados em grupos diferentes, ou seja, aplicados em horários diferentes. Veja aqui!

Ao todo, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro seleciona para o preenchimento de 800 vagas. Deste total, 670 são para soldados, nas seguintes subespecialidades:

QUALIFICAÇÃO

SUBESPECIALIZAÇÃO

VAGAS

QBMP 0 (Combatente)

Pedreiro

14

Eletricista (predial)

6

Eletricista (eletrotécnico)

8

Bombeiro Hidráulico

6

Carpinteiro

6

Pintor

12

QBMP 2 (Condutor e operador de viaturas)

CNH tipo D

130

CNH tipo E

100

QBMP 3 (Artífice)

Mecânico (motor à diesel)

36

Mecânico (motor à gasolina)

20

Mecânico (motor de 2 tempos)

14

Mecânico (refrigeração automotiva)

8

Mecânico (eletricista automotivo)

12

Mecânico (eletromecânico)

12

Lanterneiro

16

Lanterneiro (pintor de automóveis)

16

Serralheiro

16

Borracheiro

12

QBMP 5 (Telecomunicações)

Telecomunicações (técnico em telefonia)

10

Telecomunicações (técnico em radiofonia)

10

Telecomunicações (Eletrotécnico em Telecomunicações)

6

QBMP 7 (Corneteiro)

Corneteiro

50

QBMP 8 (Marítimo)

Mestre-de-Lancha

150

TOTAL

------------------

670

Para concorrer, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, no momento da nomeação, e até 32 anos, na data de abertura das inscrições (23 de janeiro de 2023), além de escolaridades que variam conforme a especialidade, sendo elas:

  • condutor e operador de viaturas: nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D e E.
  • pedreiro, bombeiro hidráulico, lanterneiro, lanterneiro (pintor de automóveis), serralheiro e borracheiro: curso de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, reconhecido pelo MEC.
  • mestre-de-lancha: Carteira de Habilitação do Amador (CHA) na categoria mínima de Arrais-Amador. 
  • demais especialidades: curso técnico na respectiva área, expedido por instituição reconhecida pelo MEC.

Os salários iniciais para soldados serão de R$2.791,72. O valor não contempla a gratificação de habilitação profissional, a ser acrescida aos vencimentos em caso de conclusão de curso de formação com aproveitamento.

As outras 130 oportunidades são para sargentos músicos, nas seguintes áreas:

Músico (clarinetista)

22

Músico (flautista)

5

Músico (flautinista)

2

Músico (saxofonista)

5

Músico (fagotista)

2

Músico (oboista)

3

Músico (trompetista)

8

Músico (trombonista)

9

Músico (bombardinos)

4

Músico (tubista)

5

Músico (trompista)

8

Músico (contrabaixista)

6

Músico (percursionista)

8

Músico (pianista)

1

Músico (violinista)

24

Músico (violista)

10

Músico (violoncelista)

8

TOTAL 130

No caso dos sargentos músicos, os requisitos são os mesmos em relação à idade. No entanto, os candidatos devem apresentar curso técnico na respectiva área. Os salários são de R$5.056,46. 

O valor, assim como o do soldado, não contempla a gratificação de habilitação profissional, que será acrescida aos vencimentos em caso de conclusão de curso de formação com aproveitamento.

Há reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com hipossuficiência econômica. 

Concurso CBMERJ oferece 800 vagas efetivas (Foto: Rogerio Santana)
Concurso CBMERJ oferece 800 vagas efetivas
(Foto: Rogerio Santana)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ)
  • Cargos: soldados e sargentos músicos
  • Vagas: 800
  • Requisitos: nível médio e técnico 
  • Remuneração: entre R$2.791,72 e R$5.056,46
  • Banca: IUDS
  • Inscrições: de 23 de janeiro a 12 de março
  • Provas: 30 de abril

Concurso Bombeiros RJ terá provas a partir de abril

concurso CBMERJ será composto por prova objetiva, TAF, teste de habilidades específicas, exames de saúde, documental e de títulos.

A prova objetiva está marcada para o dia 30 de abril, no turno da manhã. Os candidatos deverão responder a 60 questões, que serão distribuídas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa (15 questões);
  • Raciocínio Lógico (15); e
  • Conhecimentos Específicos (30).

Serão considerados reprovados aqueles que obtiverem menos de 30 pontos na prova de conhecimentos e não acertarem ao menos uma questão de cada disciplina.

Serão convocados para o TAF os classificados em até três vezes o número de vagas para cada concorrência. O exame está previsto para 18 de junho, contendo flexão/isometria de braços na barra fixa, flexão de tronco (abdominal), corrida de 2.400 metros e natação.

Por sua vez, o THE será aplicado exclusivamente para os cargos de sargento músico e para soldados nas especialidades de corneteiro e marítimo.

Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e ficará válido por um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.