As outras duas vagas serão de agentes técnicos (nível médio), sendo: uma de técnico em Contabilidade e uma de técnico em Informática.
Os analistas da Ceasa RS possuem vencimento inicial de R$4.379,65 e os técnicos recebem R$2.674,94. Os selecionados no concurso ainda terão direito a auxílio-alimentação e auxílio-transporte.
Concurso Ceasa RS é aguardado desde 2017
A expectativa pelo concurso da Centrais de Abastecimento existe desde janeiro de 2017, quando foi aprovado o Plano de Cargos e Salários da instituição. O edital anterior foi publicado há mais de 30 anos.
Em 2018, quando a primeira autorização para o concurso Ceasa RS foi divulgada, o termo de referência da seleção (documento que traz informações preliminares sobre as vagas) chegou a ser concluído.
Na época, a previsão era que fossem concorridas 40 vagas, das quais nove seriam de analista e sete de agente técnico. Além disso, o antigo aval também previa oportunidades para agentes administrativos e operacionais.
A nova autorização, porém, contempla apenas as duas primeiras carreiras. O motivo da redução nas vagas não foi especificado.
A Folha Cursos pode te ajudar na preparação para concursos:
Governador anunciou 3.429 vagas em concursos
Diversos concursos RS devem ser anunciados ao longo de 2021. Em janeiro, o governador Eduardo Leite e secretários estaduais anunciaram uma série de medidas, incluindo o aval para 3.429 vagas em concursos públicos e 259 nomeações no estado.
O planejamento inclui ainda o cronograma de nomeações até 2022 na área da Segurança Pública, que foi anunciado no ano passado, além das contratações que estão sendo feitas de forma emergencial para o enfrentamento à Covid-19.
Confira os concursos RS 2021 anunciados, além da Ceasa:
Concurso SES RS - 948 vagas
O concurso da Secretaria da Saúde (SES) terá 948 vagas, sendo 750 especialistas em saúde e 198 técnicos em saúde. Os quadros, segundo o governo, são necessários para ações e serviços executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), organizadas de forma regionalizada e hierarquizada pela SES.
Concurso Seduc RS - 1,5 mil vagas
O governo também garantiu que está autorizado o concurso da Secretaria de Educação, com 1.500 vagas para professores.
De acordo com o estado, há elevado número de aposentadorias, com 3.463 publicadas em 2019 e 559 publicadas em 2020. Outras 2 mil ainda aguardam análise e publicação, sendo necessária a substituição do quadro para o atendimento às 2.384 unidades escolares.
PGE RS - 19 vagas
Na Procuradoria Geral do Estado estão previstas 19 vagas na carreira de procurador. Há ainda previsão de mais 59 analistas e 31 técnicos administrativos e de informática. Os aprovados da PGE são de concursos de 2016 e 2014.
Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa): 16 vagas
Na Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estão previstas 16 vagas para músicos (solista, assistente e fila). O corpo orquestral apresenta defasagem, demandando contratação de músicos extras e gastos.
Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Prev) - 72 vagas
O órgão tem previsão de concurso para 72 vagas, sendo 34 analistas em previdência, 34 assistentes em previdência e quatro peritos e auditores médicos.
Instituto de Assistência a Saúde dos Servidores Públicos (IPE Saúde) - 98 vagas
Assim como no IPE Prev, o IPE Saúde tem previsão de concurso para 98 vagas, sendo 51 analistas de gestão em saúde e 47 técnicos de gestão em saúde.
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) - 676 vagas
Na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, o último concurso não teve número suficiente de aprovados. O plano de longo prazo prevê uma seleção para a reposição futura da carreira de analistas de planejamento, orçamento e gestão para reverter a situação de apenas 39% de provimento de cargos, sendo estimadas 53 vagas.
Além disso, estão previstas 623 vagas para analistas de projetos e políticas públicas do estado (carreira transversal), sem reposições desde 2018. Essas vagas estão distribuídas em 23 tipos de analistas, sendo eles:
- analista administrador - 40 vagas
- arquivista - 12
- jurídico - 60
- gestão pública - 34
- contador - 26
- economista - 30
- assistente social - 38
- bibliotecário - 26
- estatístico - dez
- jornalista - 22
- psicólogo - 34
- arquiteto - 89
- engenheiro - 64
- de sistemas - 12
- biólogo - uma
- geógrafo - três
- ambiental - oito
- agropecuário florestal - 32
- médico - 30
- médico de perícia e análise - 15
- em assuntos culturais - 25
- em educação - seis
- historiógrafo - seis