Os interessados no concurso Cemaden terão um período maior para realizarem suas inscrições. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais fez retificações no cronograma do edital.
As principais alterações nas datas do concurso para pesquisador e tecnologista, publicadas nesta quarta-feira, 22, foram:
- período das inscrições: de 23 de outubro até 8 de dezembro;
- pagamento da taxa de inscrição: até 8 de dezembro;
- divulgação inscrições deferidas: 15 de dezembro;
- divulgação da composição final das comissões examinadoras: 15 de janeiro de 2024;
- data provável de aplicação das provas: 3 de março de 2024 (pesquisador); 10 de março de 2024 (tecnologista).
Todas as inscrições do concurso Cemaden devem ser realizadas no site do Instituto AOCP, banca organizadora. O valor da taxa é de R$160.
Os editais do concurso Cemaden ofertam 24 vagas, para o cargo de pesquisador adjunto, e 17, para tecnologista pleno. A remuneração pode chegar a R$14 mil.
A MAIOR novidade do mundo dos concursos! Prepare-se para a Black Friday da Folha Dirigida por Qconcursos. Dia 24/11, às 9h. Cadastre-se gratuitamente e concorra a ofertas, prêmios e muito mais. Clique aqui!

Cemaden publica editais para pesquisadores e tecnologistas
(Foto: Governo Federal)
Como serão as provas do concurso Cemaden?
Os candidatos inscritos no concurso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais serão avaliados por:
- provas de Conhecimentos Específicos;
- prova escrita prática; e
- avaliação de títulos e currículos.
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de São José dos Campos, no Estado de São Paulo.
Na primeira fase, os candidatos ao cargo de tecnologista responderão a 20 questões do tipo múltipla escolha. Já os candidatos ao cargo de pesquisador vão responder a duas questões discursivas.
A segunda fase do concurso será composta por uma questão discursiva para o cargo de tecnologista e duas questões discursivas para o cargo de pesquisador.
Os candidatos ao cargo de pesquisador adjunto vão passar pela fase de defesa pública de memorial, que será composta por uma exposição analítica e crítica das atividades desenvolvidas, com todos os aspectos significativos da trajetória profissional.
Por fim, a última fase do concurso é a análise de títulos e currículos.
Não quer perder nenhuma novidade e ser o primeiro a saber sobre todas as informações sobre concursos públicos? |Acompanhe o nosso canal no Telegram.