Concurso Censipam: MGI autoriza nomeação de 50 vagas imediatas

O concurso Censipam já tem aval para chamar os 50 candidatos das vagas imediatas. O aval foi dado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:05/02/2024 às 07:43
Atualizado em:05/02/2024 às 09:16

Boa notícia para os candidatos do concurso Censipam. O Governo Federal já autorizou a nomeação das 50 vagas imediatas ofertadas na seleção de efetivos para o cargo de analista em ciência e tecnologia júnior.


A portaria assinada pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 5. Acesse aqui!


De acordo com o documento, a responsabilidade pela verificação prévia das condições, para a nomeação dos candidatos aprovados no concurso, será do próprio Censipam.


Em breve, o órgão deve anunciar as regras para posse dos aprovados.


O resultado final do concurso, já homologado, foi publicado no final de dezembro, no site da banca organizadora.

Concurso Censipam terá cadastro de reserva

Além das 50 vagas imediatas, o edital do concurso Censipam ainda prevê a formação de um cadastro de reserva com 150 vagas, para os mesmos cargos e especialidades.


O provimento dessas oportunidades não é obrigatório e poderá ocorrer durante todo o prazo de validade, mediante disponibilidade do órgão.


A validade deste concurso Censipam será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado uma vez por igual período.


As oportunidades são efetivas e estão distribuídas pelas cidades de Brasília DF, Belém PA, Manaus AM e Porto Velho RO.


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!

Concurso Censipam para efetivos pode preencher até 200 vagas para analistas

(Foto: Divulgação)


Veja as vagas do concurso Censipam

edital do concurso Censipam foi um dos primeiros concursos federais publicado.


O documento trouxe oportunidades para cargos da carreira de analista em ciência e tecnologia júnior, nas áreas Técnica, Operacional e Administrativa, sendo elas:


Área Técnica 

Especialidade: Tecnologia da Informação

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, nas seguintes áreas: Tecnologia da Informação, ou Engenharia Elétrica, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Telecomunicações, ou ainda, qualquer curso de graduação de nível superior com pós-graduação na área de TI devidamente reconhecidos pelo MEC.


Área Operacional

Especialidade: Sensoriamento remoto

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, nas seguintes áreas: Engenharia Ambiental; ou Engenharia Florestal; ou Engenharia Agronômica; ou Engenharia Cartográfica; ou Biologia; ou Geologia; ou Geografia; ou qualquer curso de graduação de nível superior com pós-graduação na área de Sensoriamento Remoto devidamente reconhecidos pelo MEC.


Especialidade: Meteorologia

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Meteorologia.


Área Administrativa

Especialidade: Administração 

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de qualquer curso de graduação de nível superior em qualquer área.


A remuneração inicial será de R$7.320,68, já com o vencimento básico, a gratificação de desempenho de atividade de ciência e tecnologia e do novo auxílio-alimentação de R$658.


As provas objetiva e discursiva foram aplicadas no dia 19 de novembro de 2023.

Censipam recebeu aval para 60 vagas temporárias

Além das 200 vagas efetivas, que serão preenchidas com aprovados no concurso, o Censipam ainda recebeu aval para realizar um processo seletivo com 60 oportunidades temporárias.


O quantitativo está distribuído entre os seguintes cargos:

  • técnico de apoio: uma vaga;
  • técnico de formação específica: seis vagas;
  • analista intelectual: 12 vagas; e
  • analista gerencial: 41 vagas.

O prazo para publicação do edital é de seis meses, a partir da da portaria autorizativa desta terça-feira, 10. Ou seja, o edital deve sair até abril deste ano (2024)


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!


Fique por dentro dos concursos!