A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET Rio) formou um grupo de trabalho para elaboração de um estudo da necessidade de pessoal, visando a realização de novo concurso público.
A composição do grupo de trabalho foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 9. Farão parte do coletivo os seguintes funcionários: Bianca da Costa Rodrigues Berzaghi, Marcio Antônio da Silva Reis e Roberto Abuassi.
Depois da conclusão do estudo inicial e do impacto orçamentário das nomeações de aprovados, o documento deve ser apresentado ao prefeito Eduardo Paes, de maneira que ele possa autorizar ou não o concurso CET Rio.
Em caso de aval, a Companhia poderá prosseguir com os preparativos para o edital. O que inclui, por exemplo, a contratação de uma banca organizadora.
A CET Rio não realiza novos concursos há 22 anos. Como o último edital foi publicado em 2000, a reportagem não encontrou maiores informações sobre quais cargos foram contemplados e as etapas exigidas.
Diante de um grande espaço de tempo sem concursos, a expectativa é que a oferta do próximo edital seja ampla para suprir o déficit de pessoal.
A Companhia busca promover as condições ideais de mobilidade na cidade do Rio de Janeiro em seu dia a dia.
O que indica maximizar a fluidez, o conforto, a ordem e a segurança dos pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas em seus deslocamentos, além de garantir uma adequada convivência entre o trânsito e o espaço urbano.
Novo concurso ISS Rio também está em estudo
Outro concurso está em preparação na Prefeitura do Rio de Janeiro, porém para a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento. Em nota enviada à Folha Dirigida, a pasta informou que a estimativa é publicar o edital este ano.
No momento, estudos estão em andamento para avaliar a possibilidade do concurso e a necessidade de servidores.
"A Secretaria de Fazenda e Planejamento está estudando a possibilidade de elaboração de concursos públicos. A expectativa é que sejam realizados até o fim deste ano", consta em nota encaminhada à reportagem.
Segundo a Prefeitura do Rio, há 177 servidores da área em condições de se aposentar na Secretaria. Alguns, inclusive, perto de completar 75 anos, quando chega a compulsória.
Uma das carreiras que pode ser contemplada no próximo concurso é a de fiscal de rendas da Secretaria de Fazenda. O requisito é ter nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$23.876,91, já com as gratificações.
Na campanha eleitoral, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que um dos concursos prioritários de sua gestão seria para fiscal de rendas da Secretaria de Fazenda.