Concurso CNPq: órgão deve renovar pedido de edital com 112 vagas

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico deve renovar pedido para novo concurso CNPq com 112 vagas de analista. Veja!

Autor:
Publicado em:14/05/2021 às 12:31
Atualizado em:14/05/2021 às 12:31

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deve renovar o pedido de autorização para um novo concurso. A solicitação será para 112 vagas de analista em Ciência e Tecnologia (C&T), cargo de nível superior.

O quantitativo foi definido considerando o impacto orçamentário-financeiro nos parâmetros estipulados pelo Governo Federal. No momento, o pedido de concurso CNPq está em análise no Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações (MCTI).

Posteriormente, até o dia 31 de maio, como determinado em lei, será protocolado junto ao Ministério da Economia. As informações foram obtidas pela Folha Dirigida por meio da Lei de Acesso à Informação.

“Em relação ao quantitativo de vagas e cargos, foi solicitado, novamente, 112 (cento e doze) vagas para o cargo de Analista em CT, considerando a estimativa do impacto orçamentário-financeiro nos parâmetros estipulados pelo ME”, disse o CNPq.

Em 2020, o Conselho também enviou uma solicitação para concurso com 112 vagas de analista em C&T. Porém, o Ministério da Economia ainda não deu um retorno quanto ao deferimento ou não do pedido.

“Foi enviado em 2020 pedido de autorização para realização de concurso público, visando o preenchimento de 112 (cento e doze) cargos vagos de Analista em CT, conforme consta nos autos do processo SEI nº 01300.003782/2020-79. Entretanto, até a presente data, não obtivemos retorno do Ministério da Economia (ME) quanto ao deferimento do pedido”.

Sede do CNPq
CNPq envia nova solicitação de concurso público com 112 vagas 
(Foto: Divulgação)

A carreira de analista em Ciência e Tecnologia do CNPq existe nível superior em qualquer área. O último concurso foi realizado em 2010. Desde então, o Conselho não obteve aval do Governo para publicar novos editais.

Anualmente, os órgãos federais têm até o dia 31 de maio para enviarem solicitação de concursos. Cabe ao Ministério da Economia autorizar ou não as seleções, mediante o caráter de prioridade para reposição de pessoal e orçamento disponível.

Comece seus estudos para o novo concurso CNPq

Os interessados no concurso CNPq devem manter os estudos para as provas. Isso porque a preparação antecipada aumenta as chances de aprovação no cargo público.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse. 

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Resumo concurso CNPq

  • Órgão: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
  • Vagas: 112
  • Cargos: analista em Ciência e Tecnologia
  • Requisitos: nível superior
  • Banca: a definir
  • Edital: aguardando autorização

Último concurso CNPq ocorreu há mais de dez anos

O último concurso do CNPq foi realizado há mais de dez anos, com a organização do Cebraspe. O edital trouxe a oferta de 95 vagas, sendo 46 para analistas em Ciência e Tecnologia e 49 para assistentes, sendo este último de nível médio.

Na época, os aprovados na seleção receberam salários de R$4.549,63 (analistas) e R$2.504,68 (assistentes). Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, com até quatro horas e meia de duração.

A prova objetiva foi composta por 120 questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Informática e Atualidades, para todos os cargos, e Inglês e Espanhol, para analistas.

Todos os concorrentes também responderam a perguntas Específicas de cada carreira. Para ser aprovado nessa etapa foi necessário ter nota igual ou superior a dez pontos em Conhecimentos Básicos, nota igual ou superior a 21 pontos em Conhecimentos Específicos e não ter nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas.

Os aprovados nas duas avaliações, no cargo de analista, ainda realizaram uma prova de títulos. O concurso CNPq de 2010 teve validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Durante esse período, o Conselho pôde convocar aprovados para suprir a necessidade de novos servidores.