Concurso Unificado: quem é você nas provas?

Mais de 2 milhões de candidatos foram convocados para as provas do Concurso CNU, que ocorrem neste domingo, 18. Quem é você na véspera da avaliação?

Concursos Abertos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:17/08/2024 às 00:01
Atualizado em:18/08/2024 às 09:41

Uma prova de concurso público pode ser um dia de turbilhão de sentimentos.


É quando muitas vezes passa pela cabeça do candidato um filme sobre todo esforço de semanas, meses ou até anos de preparação na busca pela vaga no serviço público.


Cada candidato vive essa experiência de maneira única, mas há algumas emoções que são praticamente unanimidades. Entre elas podemos citar algumas como a confiança, a determinação e a esperança, além, claro, da insegurança e da ansiedade.


Neste domingo, 18, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) aplica a prova do concurso CNU para até 2.114.145 inscritos e convocados para esta etapa. A aplicação será em 228 municípios brasileiros, conforme a opção no momento da inscrição.


Com o "Manual das Provas CNU", você tem acesso a informações compiladas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!


Para alguns, a véspera pode ser marcada por uma confiança tranquila, resultado de uma preparação sólida e bem planejada. Já para outros, a insegurança pode ser a protagonista, com dúvidas sobre o desempenho ou sobre o que ainda poderia ter sido revisado.


No entanto, também há ainda aqueles que, apesar do nervosismo, encontram força na esperança e na determinação, encarando o desafio com otimismo e fé no próprio potencial.


Independentemente de como o candidato estiver se sentindo, é importante reconhecer e aceitar os sentimentos.


Isso porque, as emoções fazem parte do processo e, quando bem administradas, podem até mesmo ajudar a focar no que realmente importa: a aprovação.


Quem é você na véspera das provas do concurso CNU? (Foto: Freepik)

Quem é você na véspera da prova do CNU?


Seja um veterano em concursos ou alguém que está enfrentando a primeira grande maratona, o que se passa na mente de um candidato pode variar de uma sensação de confiança até um misto de ansiedade e esperança.


Então, afinal, quem é você na véspera de prova?


Separamos alguns perfis dos mais encontrados nos concurseiros. Aproveite esse tempinho antes da prova para relaxar e manter o bom humor. Vamos ver qual você se identifica?


O ansioso (a)

Se você se vê revisando mentalmente cada detalhe do conteúdo programático ou pensando em todas as possibilidades do que pode dar errado, fique tranquilo, pois não está sozinho nessa.


A ansiedade é um sentimento comum, impulsionado pelo medo do desconhecido e pelo desejo de controlar cada aspecto do que virá. No entanto, de nada adiantará se preocupar com o amanhã.


Para aliviar a ansiedade, você pode fazer exercícios de respiração e sempre lembrar de que o melhor foi feito até aqui.


Além disso, buscar distrações leves, como um filme ou uma caminhada também podem ajudar a superar esse sentimento.


O inseguro (a)

Mesmo os candidatos mais dedicados podem sentir insegurança. Entre as perguntas que pairam na mente são: será que estudei o suficiente? E se a prova for mais difícil do que eu esperava?


No entanto, são perguntas naturais. Por isso, é importante lembrar que a insegurança não deve tomar conta da situação.


Neste momento, será importante tentar focar nos aspectos positivos da preparação e visualizar um cenário de sucesso para ganhar confiança.


O confiante

Para aqueles que passaram meses ou até anos dedicados ao estudo, a véspera de prova pode ser marcada por uma sensação de confiança. Saber que se preparou bem e que está pronto para enfrentar o desafio traz uma calma relativa.


Se você se identifica com esse perfil, aproveite o momento para relaxar e evitar revisões de última hora que possam gerar dúvidas desnecessárias.


Aquele que vai contar a sorte

Seja por qual motivo você não conseguiu estudar como gostaria ou mesmo o necessário para a prova, mas vai prestar o concurso mesmo assim, este é o seu perfil.


Você entende que o processo de aprovação em um concurso público precisa de dedicação e preparação antecipada, mas dessa vez quem sabe a sorte te dê uma ajudinha na hora de responder as perguntas? Apenas lembre-se de não tornar este um hábito!


Focado e determinado (a)

Se você é daqueles que, na véspera de prova, se sente ainda mais focado e determinado, saiba que essa energia pode ser muito positiva. Isso porque, canalizar essa determinação, aliada a uma boa noite de sono e em atividades que fortaleçam a confiança poderá ajudar muito.


Então, deixe de lado qualquer revisão pesada e invista no bem-estar físico e mental. Já que o foco parece estar totalmente na aprovação.


O esperançoso (a)

A esperança é um sentimento que pode ser poderoso. A emoção é baseada na expectativa de que todo o esforço valerá a pena.


Logo, se você se sente assim, aproveite para manter o otimismo em alta. Uma boa dose de esperança pode ser o combustível necessário para enfrentar a prova com coragem e positividade.


O concurseiro iniciante

O Concurso Nacional Unificado atraiu milhões de candidatos por todo Brasil, incluindo aqueles que irão prestar seu primeiro concurso público.

Se este é o seu caso, o conselho é manter a calma e confiar na sua preparação.


Para evitar estresses externos na hora da prova, procure se organizar já separando o seu documento oficial, o cartão de confirmação contendo o endereço e sala que você deve comparecer e a caneta preta de material transparente.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!


Como lidar com os sentimentos na pré-prova?


É importante ressaltar que independentemente de qual perfil o candidato se identifique, sendo possível ter até mesmo vários ao mesmo tempo, a chave para a véspera da prova é o equilíbrio.


Neste caso, qualquer que seja o sentimento terá um papel na jornada do candidato. Portanto, aceite as emoções, mas não permita que tomem conta da situação.


Foque nas estratégias que ajudam a manter a calma e lembre-se que agora é hora de confiar no potencial alcançado até aqui.


A véspera da prova é um dos momentos mais desafiadores na vida de um concurseiro, assim como a própria resolução das questões da avaliação.


Então, reconhecer os sentimentos que surgem e saber como lidar será determinante para manter o equilíbrio e aumentar as chances de sucesso do concurso.


Afinal, quem você é na véspera de prova pode determinar, em grande parte, quem você será no dia da prova.



O que você não pode esquecer na véspera da prova


Além dos sentimentos que surgem nessa fase, é fundamental que o candidato esteja atento a aspectos práticos que podem influenciar diretamente no desempenho no dia da prova.


Uma informação importante é a verificação dos locais de aplicação das provas, que já estão disponíveis para consulta na página oficial do concurso.


Conforme apuração do Qconcursos Folha Dirigida, até a última terça-feira, 13, 70% dos candidatos ainda não tinham verificado os locais de prova. É importante realizar a consultar porque no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) estão detalhadas as informações para o dia da prova.


Até mesmo quem já verificou o local em maio deve checar novamente, pois, em função do adiamento das provas, alguns locais sofreram alterações.


No Rio Grande do Sul, por exemplo, seis locais de prova foram modificados devido a danos causados por enchentes, incluindo quatro escolas na Região Metropolitana de Porto Alegre e duas em Santa Maria.


Ao acessar a página oficial do concurso, o candidato terá acesso ao CCI, que reúne as principais informações sobre o local de realização das provas, os horários e a sala em que deverá comparecer.


Embora não seja obrigatório, o edital recomenda que os candidatos levem o CCI impresso no dia da prova, além de um documento de identidade original com foto e uma caneta preta, fabricada em material transparente.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!


Candidatos precisam ficar atentos aos horários das provas pelo país


As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) serão aplicadas em dois turnos no próximo dia 18 de agosto. Os candidatos devem ficar atentos aos horários, que seguirão o horário oficial de Brasília (DF).


Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30, com início das provas às 9h. Já no turno da tarde, os portões abrem às 13h e fecham às 14h, com o início da aplicação às 14h30.


É importante destacar que os candidatos de diferentes regiões do país, como no Acre, devem considerar o fuso horário local, já que a prova será aplicada simultaneamente em todo o Brasil.


Pela manhã, os concorrentes dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.


No período da tarde, serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos. Para os candidatos do bloco de nível médio (8), as provas consistem em 20 questões de múltipla escolha e uma redação pela manhã, e 40 questões objetivas à tarde.


Clique e saiba mais