Concurso CNU: professor faz revisão e dá dicas de Português

Professor de Língua Portuguesa do Qconcursos, Décio Terror, realiza revisão do simulado CNU e dá dicas para os candidatos melhorarem desempenho.

Concursos Abertos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:10/07/2024 às 10:25
Atualizado em:09/07/2024 às 14:42

A Maratona CNU do Qconcursos segue a todo vapor. Com a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) agendada para o dia 18 de agosto, essa é uma excelente oportunidade de intensificar a preparação.


Todos os conteúdos e materiais disponibilizados na Maratona são gratuitos, com suporte coletivo durante o evento, com aulas e mentorias ao vivo, cadernos de questões abrangendo as principais matérias do CNU e simulados em tempo real.


Além disso, o candidato tem a chance de corrigir as provas junto aos professores, por meio da interação nos chats durante as aulas. Um momento valioso para tirar dúvidas específicas, com o time de professores do Qconcursos.


Com o "Manual das Provas CNU", você tem acesso a informações compiladas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!


Revisão do simulado CNU de Língua Portuguesa


Em uma das revisões do simulado, o professor de Língua Portuguesa do Qconcursos, Décio Terror, destaca que o tema de "compreensão textual" é fundamental, representando cerca de 30% da prova.


"Sabemos que a compreensão textual é de maior peso, então cerca de 30% da prova de português está na parte de compreensão textual".


Décio Terror enfatiza a importância de entender o texto de forma literal. As questões geralmente apresentam alternativas que reescrevem informações explícitas no texto, muitas vezes substituindo palavras por sinônimos ou reformulando a estrutura das frases.


Por isso, Décio recomenda recomenda ler o texto duas vezes. A primeira para entender o tema geral e a segunda para identificar ideias-chave.


Terror enfatiza que a "compreensão textual" envolve identificar sinônimos e reestruturar afirmações do texto original.



O que observar em organização textual e coerência e coesão?


Sobre organização textual, o professor sugere atenção às relações entre parágrafos, como ideias de contraste, conclusão e adição.


Neste ponto, o especialista recomenda a pratica de simulados, pois será crucial para se familiarizar com o estilo da Fundação Cesgranrio.


Além disso, ressalta que será cobrado conhecimentos de coerência e coesão, em que será importante entender as funções das conjunções coordenativas e subordinativas.


"A coerência é a harmonia das ideias... e a coesão são os mecanismos linguísticos que fazem a ligação dessas ideias", explica Terror.


Para entender o assunto, o professor indicar treinar com questões anteriores e usar slides de apoio para fixar os conectivos.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!


Dicas praticas para o simulado e para as provas do CNU


Durante a live de revisão do simulado CNU, no Youtube do Qconcursos, o professor Décio Terror, também dá dicas de como melhorar o desempenho nos simulados do CNU e, consequentemente, conseguir ter um bom rendimento no dia da prova do CNU.


A primeira dica é cronometrar o tempo que iniciou a prova. Segundo o professor, marcar o tempo durante os simulados vai ajudar a administrar o tempo na prova real.


A segunda é ler o texto mais de uma vez. "A primeira leitura é para você ter uma noção geral do que o texto tá falando... depois numa segunda leitura do texto você vai começar a identificar as ideias trabalhadas no texto".




Um outro ponto é entender a estrutura do período. Para isso, Terror sugere focar nos conectivos e conjunções, estudando como eles funcionam dentro dos períodos compostos.


"Quando você está estudando Português, é importante entender que as conjunções iniciam uma oração dentro de um período. Elas são fundamentais para a coesão do texto"


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Salário

Até R$ 22.921,71

Cargos

9

Vagas

13280
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

CNU - Bloco 7 - Aula de Redação: Resolução de Questões

Equipe Qconcursos