Após EPC PB, governador confirma concurso Codata PB em 2022

Após anunciar a seleção para a Empresa Paraibana de Comunicação, governador João Azevêdo confirma concurso Codata PB em 2022.

Autor:
Publicado em:07/06/2022 às 08:26
Atualizado em:07/06/2022 às 08:26

O governador João Azevêdo anunciou, na última segunda-feira, 6, mais uma seleção pública, sendo desta vez o concurso Codata PB. Segundo ele, a Companhia de Processamento de Dados do Estado terá um novo edital ainda este ano. 

O número de vagas e os cargos que serão oferecidos ainda não foram definidos. Segundo o chefe do Poder Executivo Estadual, uma reunião está prevista para esta terça-feira, 7, com o intuito de ajustas esses detalhes. 

Segundo João Azevêdo, a área da Informática possui uma demanda crescente em todo o país e, por isso, é preciso repor a demanda atualmente existente.

O anúncio do governador foi feito durante o programa Frente a Frente, da TV Arapuan, e ocorreu horas após o concurso EPC PB ser anunciado, com 244 vagas.

Confira o anúncio do concurso Codata PB

Veja como foi o último concurso Codata PB 

Realizado em 2021, o último concurso da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba contou com 91 vagas, sendo 33 de nível médio e/ou técnico e 58 de nível superior.

Na ocasião, foram oferecidas vagas para os cargos de analista de informática, assistente de informática/programador, auxiliar de informática, assistente de administração e finanças, auxiliar de administração e finanças e técnico de administração e finanças.

Os salários variaram entre R$676,66 e R$2.029,09, conforme a função. Com a organização da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e, em alguns casos, de títulos.

Dependendo do cargo, poderiam ser cobradas questões de: Língua Portuguesa, Inglês Técnico, Matemática Financeira, Informática Básica, Tecnologia da Informação e Conhecimentos Específicos.

Concurso Codata PB é anunciado e confirmado para 2022 (Foto: José Marques)
Concurso Codata PB é anunciado e
confirmado para 2022 (Foto: José Marques)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Companhia de Processamento de Dados do Estado da Paraíba (Codata PB)
  • Cargos: a definir
  • Vagas: a definir
  • Requisitos: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Banca: a definir
  • Edital: previsto para 2022

Concursos EPC, PM PB e Educação também estão previstos

Ainda na última segunda, 6, o governador João Azevêdo anunciou o concurso EPC PB. Segundo ele, a seleção da Empresa Paraibana de Comunicação contará com 244 vagas.

Desse total, 154 oportunidades serão imediatas e 90 para a formação de um cadastro de reserva, com destaque para as áreas de Comunicação e Administrativa. 

De acordo com o governador, a maior quantidade de vagas será para os cargos de jornalista, assessor, editor, repórter e rádio difusão.

No entanto, a seleção contará com oportunidades também para contador e advogado, entre outras carreiras.

"Nós vamos publicar logo logo o edital. Com isso, iremos resolver a questão de profissionais para a EPC. O candidato interessado deverá ficar atento quanto às movimentações do certame, uma vez que o próximo passo é a definição da banca e, depois, a publicação do edital. Quem tiver interessa já pode ir se preparando", disse o governador durante o programa Conversa com o Governador, da Rádio Tabajara.

Além da seleção da Empresa Paraibana de Comunicação, os concursos PM PB e Educação PB também estão em estudo. 

No primeiro caso, o governador afirmou que, no momento, a Secretaria de Segurança Pública estuda o número de vagas e cargos a serem oferecidos pela Polícia Militar.

"Estamos estudando e fazendo o levantamento para saber se é possível fazer, dentro das condições do Estado, mais um concurso para a Polícia Militar", disse João, na manhã da última terça-feira, 10, em João Pessoa.

Apesar do estudo, internamente, a Polícia Militar acredita no aval e realização da seleção. Em abril, o comandante-geral da PM PB, tenente-coronel Sérgio Fonseca, afirmou que o governador deve anunciar o edital ainda este ano.

"O anuncio do concurso, o edital, isso sim é possível. Tenho certeza que esse ano o governador anuncia o concurso público para a Polícia Militar", disse o comandante.

Vale lembrar que, em junho de 2021, o governador disse que o ingresso de novos soldados era um pedido dos comandantes das forças de Segurança. Na ocasião, João Azevêdo disse que cerca de mil oportunidades estavam previstas para a PM PB.

"Ainda não tem um número de vagas, mas com certeza será em torno de mil novas vagas para a Polícia Militar", finalizou.

Na Educação não é diferente, já que os estudos para o concurso seguem em andamento na Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia.

"Fizemos um concurso público de mil professores e mais mil ainda dentro do mesmo concurso. Estamos fazendo estudo de um próximo concurso para definir que áreas em que vamos trabalhar", disse o governador.

Apesar da confirmação, desde janeiro o concurso está sendo avaliado pelo estado. No início do ano, o secretário estadual de Educação, Cláudio Furtado, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, falou sobre o levantamento de vagas e áreas.

Na ocasião, o titular adiantou que o concurso SEE PB teria vagas para professor e outras áreas, a depender da necessidade. Como por exemplo, psicólogos e assistentes sociais. 

"A gente sabe que, hoje, profissionais como psicólogos e assistentes sociais são profissionais da Educação. Há um bom tempo, esses profissionais não podiam ser contratados pela Educação e são extremamente necessários para rede de ensino", explicou.