Concurso Codeba: dispensa confirma o Instituto AOCP como banca

Novo concurso Codeba será para provimento de cargos de níveis médio e superior. O Instituto AOCP será o responsável pela seleção.

Autor:
Publicado em:29/03/2023 às 09:45
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

Após a Diretoria Executiva aprovar a escolha da banca do novo concurso Codeba, a dispensa que confirma o Instituto AOCP foi publicada oficialmente. Agora, as tratativas devem avançar.

O documento consta no Diário Oficial da União desdta quarta-feira, 29.

Com a banca contratada, o próximo passo é efetivar a sua contratação. O contrato deve ser assinado nos próximos dias e edital deve ser questão de tempo.

A Companhia das Docas do Estado da Bahia ainda não definiu uma data prevista para publicar o documento e aplicar as provas, mas isso deve acontecer no decorrer deste semestre ou ao longo de 2023, haja vista os trâmites acelerados.

Concurso Feira de Santana BA: edital volta a ser confirmado

codeba
Companhia das Docas do Estado da Bahia vai realizar novo concurso Codeba e já oficializa banca organizadora.
(Foto: Divulgação)

Cargos do concurso Codeba: quais os requisitos?

Ainda não se sabe quais cargos serão ofertados e para quais cargos será o concurso da Codeba de 2023. A única certeca é que haverá chances para os de níveis médio e superior, no quadro da Codeba.

As três principais carreiras da Codeba são: técnico, analista e guarda portuário. Elas exigem diferentes requisitos. Portantoi, veja a seguir o que precisa para essas funções:

Guarda Portuário: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e conhecimentos de informática.

Técnico Portuário: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio técnico, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, registro no Órgão de Classe competente e conhecimento em informática.

Analista Portuário: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, certidão de inscrição e regularidade junto ao órgão fiscalizador de sua profissão, e conhecimento em informática.

Quando foi o último concurso Codeba?

A Codeba não realiza concurso público para efetivos desde 2015, quando ofertou 23 vagas mais formação de cadastro de reserva. Os salários recebidos já incluem o auxílio-alimentação e adicional de risco para algumas funções, variando conforme a escala de trabalho.

A carga horária semanal era de 40 ou 42 horas em turnos ininterruptos de revezamento (inclusive finais de semana).

Os concorrentesd foram avaliados com provas aplicada, em dois turnos. Os candidatos tiveram que responder a questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Noções de Informática, Legislação Específica e Conhecimentos Específicos, conforme o cargo escolhido