Concurso Docas PB: secretário e governador divergem sobre datas
Após o governador da Paraíba, João Azevêdo, prever o edital do concurso Companhia Docas PB ainda este ano, secretário fala em 2022. Entenda!
Autor:
Publicado em:06/10/2021 às 09:18
Atualizado em:06/10/2021 às 09:18
Em setembro deste ano, o governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou que algumas seleções ainda podem ocorrer em 2021, incluindo o concurso Companhia Docas PB. No entanto, o secretário de Planejamento, Gilmar Martins, tem uma nova previsão.
Ao contrário do previsto pelo chefe do estado, o titular da pasta afirmou, entrevista ao programa Hora H na última terça-feira, 5, que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) pode trazer restrições em relações à realização de concursos em 2022, por ser este o último ano de mandato.
No entanto, se houver tempo hábil, o secretário acredita que seja possível realizar o concurso que já está em estudo para a Companhia Docas da Paraíba. Essa seleção, porém, ocorreria no início de 2022 e não neste ano, como disse o governador.
"Ainda está em estudo, mas, se for o caso, (acredito que) possa sair nos primeiros meses de 2022", disse o secretário.
"Esses concursos serão realizados e, provavelmente, até o final do ano vamos publicar esses editais", disse João Azevêdo em setembro deste ano.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Governo já confirmou cargos do concurso Docas PB
No dia 25 de junho, o Governo da Paraíba adiantou os cargos que serão oferecidos no próximo concurso Companhia Docas PB. Antes disso, João Azevêdo já tinha adiantado que seriam abertas, inicialmente, dez vagas.
Segundo o governo, para a carreira portuária, as oportunidades serão distribuídas pelos cargos de contador, advogado, administrador, arquivologista e engenheiro civil, todos de nível superior.
Haverá ainda oportunidades para os níveis médio e técnico, nos cargos de técnico e assistente administrativo, respectivamente. Os ganhos iniciais ainda não foram revelados.
O último concurso da Companhia Docas da Paraíba foi realizado há seis anos, em 2015. Na época, foram oferecidas nove vagas, nos seguintes cargos:
nível médio: assistente administrativo, técnico em meio ambiente e técnico em segurança do trabalho; e
nível superior: administrador, advogado, contador e engenheiro civil.
Os salários variaram entre R$1.680 e R$6.619,20, já com o adicional de risco, referente à carga horária de 30 ou 40 horas, de acordo com a função.
O concurso teve a organização do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Já os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, que ocorreu na cidade de Cabedelo (PB).
O exame contou com questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos de acordo com o cargo.