“A realização do concurso público encontra-se em estudo. Os Correios estão executando ações prévias no sentido de preparar a empresa para o provimento de pessoal. Mais informações serão divulgadas oportunamente”.
No dia 25 de janeiro, em evento comemorativo ao Dia do Carteiro e da Carteira, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, anunciou a abertura de um novo concurso ainda em 2024.
"Iniciamos um grupo de trabalho para discutir PCCS (Plano de Carreira, Cargos e Salários). Nós vamos sim realizar concurso público. Eu sei que é uma demanda, que vocês estão sobrecarregados. Mas nós não podemos realizar um concurso sem planejamento. Este ano eu estou garantindo, nós vamos realizar concurso público na empresa", disse o presidente.
O número de vagas, os cargos, requisitos e salários ainda não foram informados.
Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!
Correios confirmam estudos para novo concurso público
(Foto: Agência Brasil)
Durante o evento, o presidente ainda ressaltou as conquistas junto aos sindicatos, que garantiram o reajuste salarial e a retirada dos Correios do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do antigo Ministério da Economia, que reunia estatais a serem privatizadas.
Os Correios já somam mais de 7 mil cargos vagos. O quantitativo foi informado à Folha Dirigida por Qconcursos pelo MGI no mês de julho de 2023.
Conforme a pasta, o quadro da estatal conta com 86.700 empregados, mas tem um quantitativo máximo de 94.490 aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Sest/MGI).
A carência reforça a necessidade de um novo edital para a recomposição do quadro.
Concurso Correios está em análise desde 2023
No final do ano passado, os Correios já tinham confirmado à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos os preparativos internos para o novo concurso.
A empresa pública afirmou que realizaria estudos internos sobre o edital e que estava em contato com os órgãos competentes sobre o assunto.
“Os Correios continuam realizando estudos internos sobre o tema bem como está em contato com os órgãos competentes para discutir o assunto, porém sem previsão de lançamento de edital. Novas informações serão divulgadas oportunamente”, consta em nota enviada à reportagem.
O diálogo pela abertura do edital é feito com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), pasta responsável pela Gestão de Pessoas e autorização para concursos públicos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect), sem realizar concurso desde 2011, há um alto déficit de pessoal na empresa pública.
O que tem prejudicado os trabalhos, sobretudo em momentos de crescente demanda do e-commerce.
"A falta de vagas para os Correios em futuros concursos contrasta diretamente com o compromisso na importância estratégica da estatal na logística do país. Curiosamente, as agências dos Correios, presentes em todo o Brasil, serão encarregadas de receber as inscrições dos candidatos para o referido concurso, enquanto a própria empresa não será contemplada com oportunidades de contratação. Essa falta de reconhecimento expõe a discrepância entre a relevância dos serviços postais e a negligência na valorização da força de trabalho dos ecetistas", destacou a Findect.
Resumo concurso Correios
- Instituto: Correios
- Situação atual: diálogo com o Governo Federal
- Banca: a definir
- Cargos: a definir
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Vagas: a definir;
- Remuneração: R$2.179,25.a R$6.333,54
+ Saiba mais e comece a estudar para o concurso!
Último concurso Correios foi realizado em 2011
Os dois últimos editais do concurso Correios foram publicados em 2011. Na época, foram ofertadas 9.190 vagas, em diversas carreiras de níveis médio e superior.
Foram registradas 1.120.318 inscrições, sendo 1.051.256 somente para o cargo de agente de Correios, com demanda de 126 candidatos por vaga.
O Cebraspe foi o organizador do concurso. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, além de uma avaliação de capacidade física laboral para candidatos a carteiro e operador de triagem e transbordo.
Para o cargo de agente de Correios, por exemplo, as provas objetivas apresentaram 60 questões com a seguinte divisão:
- Informática: 20 questões;
- Matemática: 20 questões; e
- Português: 20 questões.
Para os demais cargos, as provas tiveram 120 questões no formato "certo" ou "errado", sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Específicos.
Na parte de Conhecimentos Básicos, o concurso Correios de 2011 exigiu as disciplinas de:
- Português (exceto para formados em Letras);
- Informática (exceto para Analista de Sistemas – Desenvolvimento de Sistemas e Suporte a Sistemas, e Engenheiro – Engenharia de Redes);
- Inglês; e
- Administração Pública.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!