Concurso Correios: banca pode ser a mesma para os dois editais?

Concurso Correios tem previsto a publicação de editais, com vagas para diversos cargos e áreas em 2024. Uma banca já foi contrata. Falta outra!

Concursos Previstos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:14/04/2024 às 09:50
Atualizado em:12/04/2024 às 19:51


Baixe agora mesmo o Planejamento de estudos do concurso Correios e comece a se preparar para garantir sua vaga!  Faça o download gratuito aqui!


O concurso para a área contará com vagas para os seguintes cargos:


  • técnico de Segurança do Trabalho Júnior;
  • engenheiro de Segurança do Trabalho;
  • médico do trabalho júnior; e
  • enfermeiro do trabalho júnior.


O número total de vagas por cargo ainda não foi informado. No entanto, a empresa já informou que "os próximos passos serão a elaboração do edital, bem como o levantamento de vagas e locais de realização de prova, entre outros".


Além do edital da SESMT, os Correios também já confirmaram que publicará um novo concurso para outras áreas da empresa. O cronograma, inclusive, foi divulgado em abril.


Neste edital, a previsão é que sejam contemplados os cargos de níveis médio e superior, entre eles, o carteiro. Conforme divulgado, os preparativos já estão em andamento:


  • março a julho: planejamento do concurso e processo licitatório para a contratação da banca;
  • agosto: contratação da banca;
  • setembro: edital do concurso Correios; e
  • dezembro: início das contratações.


A empresa, no entanto, reforçou que buscará reduzir os prazos indicados no cronograma sempre que possível. Portanto, essas estimativas podem sofrer alterações.


→ Estude para o concurso Correios 2024


Banca pode ser a mesma para os dois editais?


Para o segundo edital do concurso Correios, com chances em diversos cargos, inclusive, a função de carteiro, a estatal chegou a confirmar que o projeto básico do concurso para escolha da banca organizadora já estava em elaboração.


A informação foi passada em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos. Em paralelo aos preparativos, a seleção já tem comissão formada desde fevereiro.


Com os trabalhos em andamento, a expectativa fica por conta do anúncio da organizadora, que pode sim ser a mesma do concurso para o SESMT. No entanto, é um outro processo que está sendo realizado.


Mas, isso não impede que o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) possa concorrer e ser escolhido para também organizar essa outra seleção.


Por outro lado, há a possibilidade de ser escolhida uma nova banca, visto que são dois editais diferentes. Até o momento, não foi revelado o nome de possíveis organizadoras que estejam na disputa pelo concurso.


Além disso, ainda não é possível afirmar se o concurso terá uma ou duas bancas diferentes. Vale lembrar, que a mesma instituição contratar bancas diferentes para concursos é uma prática comum.


Como exemplo, temos o concurso PC RJ 2021, que teve bancas diferentes conforme os cargos ofertados (FGV e Cebraspe)


Atualmente com grande déficit de servidores, que já ultrapassa 7 mil cargos vagos, com concurso confirmado pelo presidente da estatal, definição de banca para concurso SESMT e cronograma da seleção para outras carreiras divulgado, já podemos dizer que o concurso Correios é uma realidade para a empresa.


Fique por dentro dos concursos!


Como foi o último concurso Correios para nível médio?


O último concurso Correios realizado para os cargos de agente dos Correios foi realizado em 2011. Na ocasião, os candidatos precisaram atender a alguns requisitos básicos, como:


  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da contratação.
  • Ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da contratação.
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.


Já entre as etapas de seleção estava a prova objetiva, com questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, para todos os cargos. Ainda foi exigida uma prova capacidade física laboral.


Neste caso, somente para os cargos de agente de Correios, das atividades de carteiro e operador de triagem e transbordo.


A prova objetiva para os cargos de nível médio foi composta por 60 questões, distribuídas pelas disciplinas de Informática, Matemática e Português.


Já para o nível superior, as provas foram constituídas de 120 questões, distribuídas por Conhecimentos básicos e Conhecimentos específicos (70).


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!