Prevista para dezembro, a prova do concurso Correios terá a disciplina Conhecimentos Gerais somente para o cargo de Carteiro, de nível médio. Mas o que estudar?
O conteúdo programático de Conhecimentos Gerais no edital dos Correios aborda cinco temas principais de Geografia:
- Noções básicas de cartografia: orientação (pontos cardeais); localização (coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude); e representação (leitura, escala, legendas e convenções)
- Aspectos físicos do Brasil e meio ambiente no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia; ecossistemas).
- Organização do espaço agrário: atividades econômicas, modernização e conflitos; organização do espaço urbano: atividades econômicas, emprego e pobreza; rede urbana e regiões metropolitanas.
- Dinâmica da população brasileira: fluxos migratórios, áreas de crescimento e de perda populacional.
- Formação territorial e divisão político-administrativa (organização federativa).
Cada questão de Conhecimentos Gerais vale 0,5 pontos, totalizando cinco pontos na prova. Para ser habilitado, o candidato precisa obter pelo menos 2 pontos nesta disciplina.
Além de Conhecimentos Gerais, a prova de Carteiro também terá questões de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e Código de Conduta Ética e Integridade.
+ Leia mais:
Para facilitar a preparação, o Qconcursos Folha Dirigida preparou um guia completo do concurso Correios. BAIXE AQUI!
Como estudar para Conhecimentos Gerais do concurso Correios?
A professora Virginia Riguete recomenda que os candidatos estudem todos os tópicos previstos no edital, pois esta é a primeira vez que o concurso Correios aborda temas de Geografia em Conhecimentos Gerais.
“Nós não iremos trabalhar os temas sociais, políticos e econômicos, e sim um tema inteiramente geográfico. Ou seja, você precisa estudar de forma intensa todos os temas do concurso, sem deixar qualquer vertente de lado”, orienta.
O IBFC, banca organizadora do concurso, costuma inserir pegadinhas e contextualizar as questões, o que exige tanto memorização quanto interpretação.
Como os temas são densos, a professora aconselha organizar o tempo de estudo em blocos diários, com revisões e resolução de questões para reforçar o que foi aprendido.
Qconcursos disponibiliza gratuitamente o e-book "Guia para carteiro dos Correios". Acesse aqui!
Treine seus conhecimentos no concurso Correios:
Correios oferece 3.099 vagas para Carteiro
O edital do concurso dos Correios trouxe 3.099 vagas destinadas ao cargo de Carteiro da carreira de Agente dos Correios, de nível médio. Além disso, são esperadas 5.344 vagas em cadastro de reserva.
Confira a seguir a divisão das oportunidades imediatas por estado:
Nível médio - carteiro
- Acre - três vagas;
- Alagoas - 26 vagas;
- Amazonas - 29 vagas;
- Amapá - três vagas;
- Bahia - 188 vagas;
- Ceará - 84 vagas;
- Distrito Federal - 13 vagas;
- Espírito Santo - 37 vagas;
- Goiás - 151 vagas;
- Maranhão - 138 vagas;
- Minas Gerais - 653 vagas;
- Mato Grosso do Sul - 62 vagas;
- Mato Grosso - 221 vagas;
- Pará - 108 vagas;
- Paraíba - 40 vagas;
- Pernambuco - 40 vagas;
- Piauí - 35 vagas;
- Paraná - 274 vagas;
- Rio de Janeiro - 42 vagas;
- Rio Grande do Norte - 64 vagas;
- Rondônia - 22 vagas;
- Roraima - sete vagas;
- Rio Grande do Sul - 237 vagas;
- Santa Catarina - 178 vagas;
- Sergipe - 33 vagas;
- São Paulo - 334 vagas; e
- Tocantins - 77 vagas.
Foi publicado, também, um edital para analista dos Correios com a oferta de 412 vagas imediatas em diferentes cargos de nível superior. Para essa carreira, poderá haver ainda 631 vagas em cadastro de reserva.
O concurso Correios deverá preencher 5.344 vagas imediatas, além de 5.975 oportunidades para cadastro de reserva, totalizando 9.486 oportunidades.