Concurso Correios tem estruturas das provas reveladas

Concurso Correios tem estrutura das provas reveladas pelo projeto básico acessado pela Folha Dirigida por Qconcursos. Provas objetivas e discursivas!

Concursos Previstos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:10/05/2024 às 07:12
Atualizado em:10/05/2024 às 17:27

O novo concurso Correios está com as tratativas em andamento. Isso porque, a movimentação para a contratação da banca organizadora tem acontecido. Inclusive, com nomes de possíveis organizadoras sendo divulgadas.


Cebraspe, Fundação Cesgranrio e Idecan estão na disputa pela seleção, mas outras bancas podem ainda ter a intenção de proposta reveladas.


Tão importante quanto saber o nome da organizadora, é também saber o que será cobrado nas provas. No entanto, o conteúdo programático só deve ser divulgado junto com a publicação do edital.


→ Confira de forma gratuita o ebook "Perfil das bancas organizadoras"


E segundo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o documento com a regras do concurso está previsto para setembro de 2024.


Mas, de acordo com o projeto básico, o qual a reportagem da Folha Dirigida teve acesso, é possível conhecer a estrutura das provas do concurso Correios.


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Inscreva-se para conhecer o Método Q!


Qual será a estrutura das provas do concurso Correios 2024?


O projeto básico do concurso Correios revela q estrutura das provas objetivas e discursivas. De acordo com o documento, os candidatos serão avaliados por meio de:


  • prova objetiva e/ou prova discursiva;
  • avaliação médica para os candidatos PcD; e
  • procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros (pretos ou pardos).


O teste físico, cobrado no último edital, não está previsto no projeto básico. A não realização da etapa ainda precisa ser confirmada.


A prova objetiva para os cargos de nível médio cobrará 60 questões, enquanto para as funções de nível superior 80 questões.


Já a prova discursiva tem previsão de cobrar a elaboração de uma redação sobre temas relacionados aos conhecimentos constantes no edital do concurso.


A aplicação das provas está prevista para ocorrer em todas as capitais e no Distrito Federal, na mesma data e horário. Portanto, não há previsão de exames em mais de um turno.


→ Você sabe o que é um Termo de Referência? Baixe agora de forma gratuita o "Dicionário dos Concursos"


Quais os cargos e vagas do concurso Correios?


A nova seleção para ingresso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vai oferecer vagas em cargos dos níveis médio e superior.


No caso do nível médio, as especialidades do agente de correios ainda não foram reveladas. A carreira conta com os cargos de carteiro, atendente comercial e suporte.


Já o analista de correios, de nível superior, terá oferta nos seguintes cargos: advogado; analista de sistemas; assistente social; e engenheiro


O projeto básico não traz o quantitativo de vagas. Ainda de acordo com o projeto de edital, conforme a necessidade, o concurso poderá ser nacional ou regional (estadual).


Quanto ao cadastro de reserva, o limite de candidatos aprovados será acordado entre as partes (Correios e banca organizadora), no momento da elaboração do edital.


→ Fique por dentro das notícias sobre concursos públicos clicando aqui!


Projeto básico revela possibilidade de 6 editais de concurso Correios


O projeto básico acessado pela reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos revela a possibilidade de publicação de até 6 editais de concurso Correios.


Conforme consta no documento:


"Poderão ser realizadas até 6 (seis) Seleções Externas (editais) durante a vigência da Ata", diz o documento.


No entanto, conforme informação da Assessoria de Imprensa dos Correios, a previsão é que dois editais sejam publicados, sendo um para os cargos de nível médio e outro para os de nível superior.


A informação também está de acordo com o que foi informado na carta-edital, divulgada pela Folha Dirigida por Qconcursos, que cogita até três documentos para cada nível de escolaridade.


>> Baixe o ebook gratuito "Correios: Planejamento de Estudos" e comece estudar agora mesmo!


Cronograma prevê edital em setembro


A previsão é que o edital do concurso Correios seja publicado em setembro. Pelo menos é o que consta no cronograma divulgado pela empresa.


  • março a julho: planejamento do concurso e processo licitatório para a contratação da banca;
  • agosto: contratação da banca;
  • setembro: edital do concurso Correios; e
  • dezembro: início das contratações.


Com base nos prazos do projeto básico, a banca organizadora realizará uma reunião em até cinco dias úteis, a partir do início da vigência do contrato.


Após essa data, as minutas dos editais deverão ser entregues aos Correios, para aprovação, em até dez dias úteis.


No momento, as bancas interessadas em participar do processo licitatório do novo concurso Correios terão as propostas analisadas pela comissão.


De acordo com o aviso de licitação que consta no site da empresa, a abertura das propostas começa a partir do dia 8 de maio.

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoEmpresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Salário

Até R$ 2.179,25

Cargos

1
AO VIVOVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso Escrevente TJ SP 2024 - Nível Médio | o que cai no concurso TJ SP [Raio-X das disciplinas]

Equipe Qconcursos