Concurso CPRM: edital é confirmado para este ano com 45 vagas

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais confirma realização de novo concurso CPRM com 45 vagas para pesquisador. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:07/02/2025 às 16:57
Atualizado em:07/02/2025 às 16:57

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, também conhecida como Serviço Geológico do Brasil (SGB), realizará um novo concurso CPRM em 2025.


A própria empresa pública confirmou, via Lei de Acesso à Informação, que o próximo edital terá 45 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para o cargo de pesquisador em Geociências.


De acordo com a CPRM, todas as superintendências e residências da Companhia terão vagas para o novo concurso.


O cargo de pesquisador em Geociências pode ter como requisitos: o nível superior em Geologia ou Engenharia, registro no no órgão de classe, pós-graduações e experiência mínima comprovada em áreas específicas.


Os requisitos exatos só serão confirmados no edital. Os salários atuais também não foram informados.


No último concurso CPRM para o cargo, aberto em 2013, os ganhos foram de R$6.235,53 para uma jornada de trabalho de 40 horas. Pelo espaço de mais de dez anos, os salários devem estar maiores.


CPRM prepara concurso para pesquisador em Geociências

(Foto: Rafael Sousa/Carlos Germano/Sara Dias/Orion Lima | Prefeitura de Parauapebas)


No momento, os preparativos do concurso estão na etapa de escolha da banca organizadora, que ficará responsável pelo recebimento das inscrições e aplicação das provas.


A CPRM informou que "o contrato com a banca que realizará o concurso já está em fase de assinatura". O nome da instituição escolhida não foi revelado.


Somente depois da contratação da banca, o cronograma do concurso poderá ser finalizado e o edital publicado.


A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!

Veja como foi o último concurso CPRM para pesquisador

O último concurso para pesquisador em Geociências da CPRM foi aberto em 2013. Na época, o edital trouxe oportunidades para o cargo em três áreas do conhecimento:

  • Geologia/áreas de risco;
  • Geologia/Geofísica;
  • Geologia/Hidrogeologia;
  • Geologia/Levantamento geológico e de recursos minerais; e
  • Hidrologia.

O concurso foi organizado pelo Cebraspe, então Cespe UnB.


Os candidatos foram avaliados por provas objetivas de Conhecimentos Básicos e Específicos, provas discursivas e avaliação de títulos.


Acesse GRATUITAMENTE o ebook Guia de Concursos 2025 e tenha acesso à lista dos principais editais deste ano para a sua preparação. 

O que é e o que faz a CPRM?

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), também conhecida como Serviço Geológico do Brasil, é uma empresa pública, cuja principal função no levantamento geológico e mineral do território brasileiro.


A CPRM desenvolve atividades voltadas para o conhecimento geológico e hidrogeológico do Brasil, contribuindo para o planejamento e uso sustentável dos recursos naturais. Suas principais áreas de atuação incluem:

  • Mapeamento Geológico – produção de mapas geológicos que auxiliam na identificação de potenciais minerais e na gestão do território.
  • Pesquisa Mineral – investigação e caracterização de depósitos minerais estratégicos para a economia nacional.
  • Geologia Ambiental – estudos sobre riscos geológicos, como deslizamentos de terra e enchentes, ajudando na prevenção de desastres naturais.
  • Hidrogeologia – pesquisa e monitoramento de águas subterrâneas, garantindo o uso sustentável dos aquíferos.
  • Geofísica e Geoquímica – coleta e análise de dados sobre a estrutura do subsolo e a composição química das rochas e solos.
  • Monitoramento de Recursos Hídricos – avaliação da disponibilidade e qualidade das águas superficiais e subterrâneas.

A CPRM desempenha um papel essencial no fornecimento de informações técnicas para governos, empresas e a sociedade, auxiliando no desenvolvimento econômico e na proteção ambiental.


*Material produzido com auxílio de Inteligência Artificial.


Clique para entrar agora