Concurso Crea RJ divulga gabaritos das provas nesta segunda, 3

Gabaritos das provas objetivas do concurso Crea RJ serão disponibilizados a partir das 19h, no site do Instituto Selecon. Confira!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:03/07/2023 às 16:28
Atualizado em:31/07/2023 às 04:10

Os gabaritos das provas do concurso Crea RJ serão divulgados nesta segunda-feira, 3, a partir das 19h. As respostas estarão disponíveis no site do Instituto Selecon, organizador da seleção. 


Os candidatos poderão acessar os gabaritos pelos cargos de: agente administrativo, agente de fiscalização, administrador, arquivista, contador, psicólogo, analista de Tecnologia da Informação, engenheiro agrônomo, engenheiro civil e geólogo.


Quem não concordar com as respostas fornecidas pela organização do concurso e pelas questões formuladas poderá entrar com recurso entre os dias 4 e 5 de julho, pelo portal do Instituto Selecon. 


Os recursos serão analisados e o resultado preliminar das provas objetivas será publicado no dia 12 de julho.


De acordo com o edital, em caso de anulação da questão, os pontos referentes a ela serão atribuídos a todos os candidatos que fizeram a prova independentemente da interposição de recurso. 


O mais completo plano do Qconcursos, com os melhores professores do país, está com uma oferta imperdível. Clique e confira!

Crea RJ realiza novo concurso para níveis médio e superior

(Foto: Divulgação)


Ao todo, 12.801 pessoas se inscreveram no concurso do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro, sendo convocadas para as avaliações objetivas e discursivas, aplicadas no último domingo, 2. O número de faltosos ainda não foi divulgado. 

Saiba como foram as provas do concurso Crea RJ

Na parte objetiva, foram cobradas 50 questões, distribuídas da seguinte forma:


> Para agente administrativo: Língua Portuguesa (dez questões); Raciocínio Lógico (cinco); Noções de Informática (cinco); Ética no Serviço Público (cinco); Direito Administrativo (cinco); Noções de Funções Administrativas, de Administração de Recursos Materiais e Atendimento ao Público (dez); e Sistema Confea/Crea (dez).


> Para agente de fiscalização: Língua Portuguesa (dez); Raciocínio Lógico (cinco); Noções de Informática (cinco); Ética no Serviço Público (cinco); Direito Administrativo (dez); Noções de Funções Administrativas (cinco); e Sistema Confea/Crea (dez). Para engenheiro (agrônomo e civil) e geólogo: Língua Portuguesa (dez); Ética no Serviço Público (cinco); Direito Administrativo (cinco); Disciplina Específica, de acordo com a habilitação (dez); Sistema Confea/Crea (20).


> Para os demais cargos de nível superior: Língua Portuguesa (dez); Ética no Serviço Público (cinco); Direito Administrativo (cinco); Disciplina Específica, de acordo com a habilitação (20); Sistema Confea/Crea (dez). 


Para ser aprovado, o candidato não poderá zerar qualquer disciplina, além de obter, no mínimo, 50% do total de pontos da prova.


Na prova discursiva, para o cargo de nível médio, era preciso elaborar uma redação. Já para os cargos de nível superior, foram cobradas três questões de estudo de caso, baseadas nos Conhecimentos Específicos.


Somente serão corrigidas as provas discursivas dos habilitados na objetiva até o limite de 20 vezes o número de vagas ofertadas.


Quer saber outros concursos previstos na região Sudeste? Veja lista completa aqui!

Concurso Crea RJ tem oferta de 38 vagas imediatas

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro realiza concurso para preenchimento de 38 vagas mais cadastro de reserva. As remunerações variam de R$3.030 e R$10.302.


Do total de oportunidades, 21 são para os cargos de agente administrativo e seis para agente de fiscalização. Ambos exigem o ensino médio completo e também terão formação de cadastro de reserva. 


No caso de agente de fiscalização há necessidade ainda de apresentar a Carteira Nacional de Habilitação Categoria (CNH), tipo "B" em dia, assim como disponibilidade para viajar. 


Os aprovados para os cargos de nível médio serão contratados para atuação na sede, na cidade do Rio de Janeiro, ou nas inspetorias, localizadas em municípios do estado. 


As outras 11 do concurso são para cargos de nível superior. Há chances para administrador (uma + CR), analista de Tecnologia da Informação (uma + CR), arquivista (uma + CR), contador (uma + CR), engenheiro agrônomo (uma + CR) e civil (quatro + CR), geólogo (uma + CR) e psicólogo (uma + CR).


Os requisitos são nível superior na área e o respectivo registro ativo no conselho profissional ou na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego, no caso do arquivista.


A exceção nesse caso é o analista de TI, que precisa apresentar somente o diploma.


Em todos os casos, os aprovados serão alocados na sede, na cidade do Rio de Janeiro.


No caso do engenheiro civil, no entanto, a lotação poderá ocorrer na Coordenação Regional Serrana, nas seguintes inspetorias: Cantagalo, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Três Rios.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!