Concurso Defesa Civil de Maricá-RJ: sai gabarito preliminar da prova

Divulgado o gabarito preliminar da prova objetiva do concurso para a Defesa Civil de Maricá, no Rio de Janeiro.

Autor:
Publicado em:16/11/2019 às 07:18
Atualizado em:16/11/2019 às 07:18

Os candidatos do concurso para a Defesa Civil de Maricá, no Rio de Janeiro, já podem consultar os gabaritos preliminares das provas objetivas. Os cadernos de questões também foram disponibilizados para consulta no site da banca, Coseac-UFF. 

Aqueles que não concordarem com as respostas ou a formulação das questões de múltipla escolha poderão entrar com recursos somente até as 18h deste sábado, 16. As contestações devem ser fundamentadas e feitas também pelo site da banca. 

Na página do concurso está disponível um link para o formulário de recursos, que deverá ser completamente preenchido. O resultado da prova objetiva será divulgado no dia 21 de novembro junto com as respostas aos recursos. 

Como funcionam os recursos nos concursos públicos?

Aprovação no exame exige 50 pontos. 

Os candidatos do concurso para a Defesa Civil de Maricá tiveram até quatro horas para responder a 50 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Conhecimentos Específicos, dez de Língua Portuguesa e dez sobre Raciocínio Lógico e Noções de Informática.

Cada questão específica acertada vale 2,5 pontos, já as questões das outras disciplinas valem 1,5 ponto cada uma. Deste modo, o exame será avaliado na escala de 0 a 100 pontos. 

Para não ser eliminado do concurso público é preciso ter alcançado, pelo menos, 50 pontos, além de não ter zerado as questões de nenhuma das disciplinas. A etapa tem caráter eliminatório e classificatório. 

Deste modo, os eliminados serão classificados em ordem decrescente das notas. Ou seja, quanto maior a pontuação, mais bem classificado. Os primeiros da lista serão convocados para as etapas seguintes de avaliação. 

Fui reprovado no concurso que fiz. E agora?

Defesa Civil de Maricá (Foto: Elsson Campos/ Prefeitura de Maricá)
Concurso para a Defesa Civil de Maricá tem 69 vagas
(Foto: Elsson Campos/ Prefeitura de Maricá)

Próxima etapa do concurso será no final do mês

Os classificados na prova objetiva, conforme as normas do edital, serão convocados para a próxima etapa de avaliação do concurso, a análise de títulos. Os candidatos de nível superior e para o cargo de técnico em meteorologia serão convocados no dia 21 de novembro. A entrega dos documentos será no dia 27 do mesmo mês.

Os concorrentes a agente de defesa civil também serão submetidos a análise de títulos, mas somente em 2 e 3 de dezembro. O edital de convocação está previsto para sair em 29 de novembro. 

Antes disso, haverá a prova de aptidão física dos agentes, com caráter eliminatório. A realização está marcada para os dias 25 e 26 de novembro. A etapa será composta por três testes: 

  • natação em mar (800 metros)
  • corrida pós-praia 
  • biathlon (400 metros pós-praia seguida de 450 metros de natação em mar)

Seu concurso tem teste físico? Confira as dicas!

Os candidatos a agente também passarão por exames psicotécnico e médico, de caráter eliminatório, a serem realizados entre os dias 1º e 3 de dezembro. A convocação para essa etapa também será publicada em 29 de novembro. 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Concurso tem mais de mil candidatos

O concurso para a Defesa Civil de Maricá-RJ oferta 69 vagas, sendo que 55 são na carreira de agente de defesa civil, de nível médio. Também há duas oportunidades para técnico em meteorologia, na mesma escolaridade. Os vencimentos iniciais são de R$1.502 e 1.977,14, respectivamente. 

No nível superior são 12 vagas distribuídas entre os cargos de analista de sistemas, analista geotécnico, engenheiro civil, geólogo, hidrólogo e meteorologista, cada um com duas oportunidades. Todos possuem inicial de R$2.614,76.

Além dos vencimentos básicos, os selecionados poderão receber gratificação de periculosidade de 40% do valor do seu vencimento básico, exceto para o cargo de analista de sistemas, cuja gratificação de periculosidade é de 20%. A carga de trabalho é de 40 horas por semana para todos.

Conforme relação divulgada pela Coseac-UFF, o concurso homologou um total de 1.910 inscrições. Desses candidatos, 1.461 vão concorrer à carreira de agente de defesa civil, que tem 55 vagas. 

Deste modo, a concorrência estimada é de cerca de 26 candidatos por vaga. As outras carreiras, cada uma com duas oportunidades, atraíram juntas 449 inscritos.

A validade da seleção será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado. O prazo ainda poderá ser prorrogado uma vez, chegando a quatro anos, a critério da Administração Municipal.