Concurso Defesa Civil de Maricá-RJ remarca teste físico de agentes

Devido ao clima, banca não consegue remarcar o teste físico do concurso Defesa Civil Maricá-RJ e não tem data para resultados finais do TAF.

Autor:
Publicado em:09/12/2019 às 09:10
Atualizado em:09/12/2019 às 09:10

Após adiar o biathlon (natação em mar mais corrida) do concurso para a Defesa Civil de Maricá, no Rio de Janeiro, a Coseac-UFF resolveu cancelar todas as datas futuras do cronograma para o cargo de agente de defesa civil.

Por conta das condições climáticas previstas para o local da prova, estima-se que não será possível remarcar o exame para data antes do dia 12 de dezembro. Com isso, os resultados do TAF e próximas etapas de avaliação também foram adiados. 

A banca informou que vai divulgar uma nova nota oficial a partir das 16h desta segunda-feira, 9, com novas informações sobre o teste adiado e os prazos para recursos. 

Atualização: a nova data para realização do teste, divulgada na tarde desta segunda-feira, 9, é 13 de dezembro.

Comunicado sobre o adiamento do biathlon
Comunicado sobre cancelamento do cronograma

Todos aqueles que realizaram os outros dois testes da prova física no dia 28 de novembro serão convocados para o biathlon. O exame ocorrerá na Praia da Barra de Maricá. 

Foram convocados para a etapa os candidatos não eliminados na objetiva e que ficaram classificados até a 246ª posição na ampla concorrência, até 66ª na lista de autodeclarados negros e até a 18ª na lista de portadores de deficiência. 

Os candidatos devem ficar atentos às regras dos editais, que incluem: unhas das mãos e dos pés aparadas; e não usar qualquer tipo de relógio, piercing, jóias, bijuterias ou adornos de cabelo. Os percursos da natação e do biathlon estão disponíveis no Anexo II da convocação

Após concluírem a prova de aptidão física, os candidatos habilitados ainda realizarão exames médicos e psicotécnicos, bem como análise de títulos. Antes previstos para ocorrerem na primeira quinzena de dezembro, eles agora serão realizados mais tarde.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Demais cargos do concurso seguem com cronograma normal

O cancelamento do cronograma do concurso Defesa Civil de Maricá-RJ vale apenas para o cargo de agente de defesa civil, que é o único cuja avaliação abrangeu o teste físico. Para as outras carreiras as etapas ocorreram conforme previsto. 

resultado preliminar da análise de títulos já está disponível. As notas definitivas vão sair até o final do dia desta segunda-feira, 9, junto com as respostas aos recursos impetrados contra o resultado preliminar. 

Para analista de sistemas, analista geotécnico, engenheiro civil, geólogo, hidrólogo, meteorologista e técnico em meteorologia o resultado final do concurso está previsto para ser publicado já na próxima terça-feira, 10, no site da banca

(Foto: Elsson Campos/ Prefeitura de Maricá)
Concurso para a Defesa Civil de Maricá tem 69 vagas
(Foto: Elsson Campos/ Prefeitura de Maricá)

As provas objetivas do concurso foram aplicadas em novembro para quase 2 mil candidatos. Foram quatro horas para responder a questões sobre Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. 

O exame teve caráter eliminatório e classificatório, sendo avaliado na escala de 0 a 100 pontos. Para não ser eliminado foi preciso obter, pelo menos, 50 pontos, além de não ter zerado nenhuma das disciplinas. 

Cada questão de Conhecimentos Específicos valia 2,5 pontos. Já as questões das outras disciplinas valiam 1,5 ponto cada uma. 

Concurso terá validade por dois anos, podendo chegar a quatro

A partir da homologação de todos os resultados do concurso para a Defesa Civil de Maricá, o prazo de validade da seleção será de dois anos. A Administração Municipal ainda poderá estender o período por mais dois anos. 

Durante a vigência todos os candidatos aprovados dentro da oferta imediata de vagas serão convocados e empossados. Porém, há possibilidade de mais pessoas aprovadas em cadastro de reserva serem chamadas, conforme surgirem novas vacâncias e dependendo da disponibilidade orçamentária. 

Em princípio, o objetivo é do concurso Defesa Civil de Maricá-RJ é preencher 69 vagas efetivas. A maior parte, 55, é para a carreira de agente de defesa civil, que exige o nível médio e tem vencimento inicial de R$1.502. 

As demais oportunidades são para técnico de meteorologia, também de nível médio, além dos cargos de nível superior: analista de sistemas, analista geotécnico, engenheiro civil, geólogo, hidrólogo e meteorologista. 

Todos possuem inicial de R$2.614,76. Os selecionados ainda terão direito a gratificações, indo de 20% a 40% sobre o vencimento básico.