Concurso Depen: Economia autoriza a nomeação dos 309 aprovados
Departamento Penitenciário Nacional é autorizado a nomear os 309 aprovados do concurso Depen 2020 e poderá contar com reforços. Veja!
Autor:
Publicado em:01/06/2022 às 15:22
Atualizado em:01/06/2022 às 15:22
A Segurança Pública receberá reforços nas próximas semanas com a chegada dos candidatos do concurso Depen 2020. O Ministério da Economia autorizou a nomeação dos 309 aprovados nos cargos de agente e especialista.
A portaria autorizativa foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 1º de junho:
Este é o quantitativo de vagas exato que foi ofertado no concurso e consta no edital de abertura. No total, serão convocados para nomeação:
294 aprovados para o cargo de agente federal de execução penal; e
15 aprovados para o cargo de especialista federal em assistência à execução penal.
Segundo a portaria de autorização, o provimento está condicionado, apenas, à:
► à existência de vagas na data da nomeação dos candidatos; e
► à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
A responsabilidade, de acordo com a Economia, pela verificação das condições para a nomeação dos candidatos aprovados será do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Vale destacar que, neste concurso Depen, não está prevista a utilização de cadastro de reserva, embora o concurso tenha um prazo de validade de dois anos, podendo ainda ser prorrogado.
Quando o edital foi publicado, a assessoria de imprensa do Depen explicou à reportagem da Folha Dirigida que as 309 vagas oferecidas já supririam todo o défict, sem a necessidade de uma futura chamada de excedentes.
Concurso do Depen já pode dar início à nomeação dos aprovados
(Foto: Divulgação)
Os cargos do concurso Depen exigem os níveis médio e superior. O agente tem como requisitos o nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B ou superior. Já o especialista, conta com as vagas distribuídas por diferentes especialidades de nível superior.
Etapas do concurso Depen
O concurso Depen 2020 foi composto pelas seguintes etapas: prova objetiva; prova discursiva; exame de aptidão física; avaliação médica; avaliação psicológica; investigação social.
Todas as fases foram realizadas nas 26 capitais brasileiras e nos municípios de Catanduvas PR e Mossoró RN. As avaliações objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, ocorrem na mesma data, sendo a objetiva com 120 questões no estilo Certo ou Errado.
Saiba o que foi cobrado nas provas
Para os agentes, foram cobrados:
30 itens de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico, Informática).
50 de Conhecimentos Específicos (Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social, Legislação Especial) e
40 de Conhecimentos Complementares (Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional).
Já para especialistas, os exames contaram com:
40 questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social)
50 de Conhecimentos Específicos (variáveis em cada especialidade) e
30 de Conhecimentos Complementares (Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional).
A prova discursiva, por sua vez, foi um texto dissertativo de até 30 linhas sobre Atualidades.