Concurso Depen 2020: estratégia de estudos para a prova discursiva
Concurso Depen com 309 vagas nos níveis médio e superior terá prova discursiva entre as etapas. Edital da seleção está previsto para maio.
Autor:
Publicado em:24/04/2020 às 11:00
Atualizado em:24/04/2020 às 11:00
A última prova do concurso Depen foi aplicada pelo Cebraspe, que também organiza a seleção atual. O que facilita a preparação para o exame discursivo.
Na ocasião, os candidatos tiveram que desenvolver um texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre um tema baseado em conhecimentos de Atualidades. A avaliação pode somar até 80 pontos na média final.
"É um peso muito grande para provas discursivas", avalia Vivian.
Modelo de prova discursiva do concurso Depen
Vivian chama a atenção para o modelo de cobrança do Cebraspe, antiga Cespe/UnB. Segundo a especialista, quando a banca cobra um texto dissertativa consuma se diferenciar das outras bancas.
"Quando as outras bancas pedem um texto dissertativo geralmente esperam que os candidatos elaborem um texto argumentativo. Já no caso do Cespe, o texto esperado pelo examinador é o texto expositivo."
A professora explica que as questões discursivas do Cebraspe possuem um roteiro para ser seguido com itens ou aspectos que devem ser levados em consideração para desenvolver o texto na prova.
Além disso, ressalta que cada aspecto traz uma pontuação diferente e que serão avaliados de acordo com a capacidade do candidato em falar sobre o assunto cobrado.
"É com base no desenvolvimento, na exposição desses aspectos que a sua nota vai surgir. É com base nisso que o examinador vai avaliar."
Outro ponto destacada por Vivian são os textos de apoio contidos na questão. A especialista reforça para que os candidatos não copiem trechos destes textos, pois pode prejudicar a nota da Redação.
"Esses textos não devem ser copiados na sua Redação. Eles estão ali apenas para que você consiga lembrar, ter um pontapé na sua Redação, para que você se inspire de algum modo para escrever sobre aquele tema."
Vivian também diz que, além dos trechos, outras informações como dados, estatísticas não devem ser copiados a Redação.
Quanto ao tema da Redação do concurso Depen, a professora lembra que na última prova discursiva para o cargo de técnico de execução penal, o assunto cobrado foi "Segurança Pública, Polícia e Políticas Públicas".
Já para o cargo de nível superior o tema foi "Segurança Pública, dever do Estado, Direito e responsabilidade de todos." A especialista chama a atenção que o tema sempre estará ligada ao perfil do órgão ou cargo que o candidato concorre.
"O Cespe sempre traz um tema de "Atualidades", mas que sempre relevante para atuação do órgão."
Estratégia de estudos para a prova discursiva do concurso Depen
A primeira dica da professora Vivian Barros é para que os candidatos estudem temas voltados para os conhecimentos de "Atualidades", no entanto, sempre orientado para a atuação do Depen.
"Como você faz isso? Consultando diariamente o site da instituição. Isso tem que se tornar um hábito. Além de estudar para conhecimentos específicos, você precisa consultar diariamente."
Entre as buscas orientadas pela especialista estão as ações e projetos que o Departamento Penitenciário Nacional está envolvido. Os assuntos de maiores interesses para o órgão.
"Quando você redigir sobre o tema solicitado se você puder mencionar na sua Redação algum projeto relacionado ao órgão. Enfim, alguma atuação, algo concreto, que possa trazer essa junção do órgão e o tema, isso é muito importante, isso enriquece muito o seu texto."
Critérios de avaliação da prova discursiva do concurso Depen
Sobre a avaliação da questão discursiva o Cebraspe, a professora chama a atenção para o rigor das últimas provas realizadas pela antiga Cespe/UnB quanto ao conteúdo gramatical.
"Nos últimos dois, três anos, o Cespe tem dado um valo muito grande a correção gramatical do seu texto. Não é que ele não dava valor antes, mas é que ele tem dado um peso cada vez maior."
Para cuidar da correção gramatical do texto, Vivian aponta alguns tópicos de Língua portuguesa fundamentais para ter um bom desempenho nesta parte da questão.
Utilizando a experiência de correção de provas de outras seleções para o Departamento, a professora diz que encontrou erros frequentes dos candidatos em tópicos de: