Concurso Depen divulga gabaritos preliminares das provas objetivas
Departamento Penitenciário Nacional divulga gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso Depen para níveis médio e superior.
Autor:
Publicado em:27/06/2021 às 19:00
Atualizado em:27/06/2021 às 19:00
Já estão disponíveis os gabaritos das provas objetivas do concurso Depen. Os candidatos podem consultar o resultado no site do Cebraspe, que organiza a seleção.
Também foram divulgados os padrões de resposta preliminar das provas discursivas para os cargos de níveis médio e superior. Confira!
Os candidatos que não concordarem com os resultados poderão interpor recursos nos dias 30 de junho e 1º de julho, das 10h do primeiro dia às 18h do último dia. A solicitação deve ser feita no site do próprio Cebraspe.
A divulgação do edital de resultado final nas provas objetivas e de resultado provisório na prova discursiva e do padrão definitivo de respostas da prova discursiva serão publicados em 19 de julho.
Concurso Depen teve abstenção de mais de 66% nas provas
O Cebraspe confirmou à reportagem da Folha Dirigida o número de faltosos do concurso Depen 2021, que foi bem expressivo. Em ambos os turnos, mais da metade dos candidatos não compareceram, sendo 66,25% no turno da manhã e 56,46% no turno da tarde.
Vale lembrar que no turno da manhã foram aplicadas as provas para o cargo de especialista federal em assistência à execução penal, de nível superior. Já no turno da tarde, foi a vez do agente federal de execução penal, de nível médio.
Concurso do Depen seleciona para 309 vagas
(Foto: Reprodução)
Como foram as provas do concurso Depen
As avaliações objetivas e a prova discursiva para o especialista federal em assistência à execução penal tiveram a duração de 4 horas e 30 minutos, com início às 8h (horário oficial de Brasília/DF).
A prova para especialista foi composta por 40 perguntas de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Específicos e 30 de Conhecimentos Complementares.
Sendo distribuídas:
Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social;
Conhecimentos Específicos: variáveis em cada especialidade;
Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.
Para a função de agente federal de execução penal os exames também tiveram duração de 4 horas e 30 minutos, porém sendo aplicados no período da tarde, com início às 15h (horário oficial de Brasília/DF).
Nesta função foram cobradas 30 questões de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Específicos e 40 de Conhecimentos Complementares.
As questões de agente foram divididas:
Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática;
Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social e Legislação Especial;
Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.
Concurso Depen recebeu 179 mil inscrições para 309 vagas
O concurso do Departamento Penitenciário Nacional está concorrido. Segundo os dados divulgados pela banca Cebraspe, são 179.691 candidatos, sendo 174.067 disputando uma vaga de agente penitenciário, cargo de nível médio.
Agente Federal de Execução Penal - 174.067 inscritos Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Enfermagem - 3.177 inscritos Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Médico Clínico - 109 inscritos Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Médico Psiquiatra - 14 inscritos Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Odontologia - 491 inscritos Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Psicologia - 638 inscritos Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Serviço Social - 1.026 inscritos Especialista Federal em Assistência à Execução Penal - Área: Terapia Ocupacional - 169 inscritos
A carreira de agente tem remuneração inicial de R$6.030,23. Para o cargo de especialista o ganho é de R$5.865,70. Os valores são compostos da seguinte forma:
Vencimento básico;
Assistência Gratificação de Desempenho de Atividade Especializada do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (GDAP)
A contratação no Departamento Penitenciário Nacional é feita pelo Regime Estatutário, garantindo a estabilidade empregatícia aos servidores.
Procurando uma preparação de qualidade para concursos? Vem com a Folha Cursos
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período. Neste tempo os aprovados podem ser chamados, conforme a disponibilidade de vagas.