O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, autorizou a realização de um novo concurso para o DER PE (Departamento de Estradas de Rodagem). A oferta será para recomposição do quadro efetivo de funcionários.
O aval foi concedido na quarta-feira, 15, durante o evento de celebração dos 75 anos do Departamento. O governador ainda anunciou a reestruturação salarial do DER PE a partir de 2022.
“Com seus 75 anos, o DER tem um simbolismo e uma fortaleza muito grande, que queremos cada vez mais resgatar. Através do Plano Retomada, estamos tendo oportunidade de fazer obras como há muito tempo Pernambuco não via, principalmente de infraestrutura e rodovias, e nada disso seria possível sem este órgão”, afirmou Câmara.
Atualmente, o Departamento é vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos.
Somente nos últimos três anos, o DER PE entregou 16 obras em rodovias estaduais, totalizando 204 quilômetros, com investimento total de R$170,3 milhões.
O diretor-presidente do DER, Maurício Canuto, destacou que ao longo desses 75 anos o órgão vem desempenhando um papel determinante no desenvolvimento e modernização da malha viária estadual.
“Tenho orgulho de estar aqui, vinte anos depois, comemorando essa data tão importante. Estivemos presentes em diversos momentos que ajudaram Pernambuco a se desenvolver, atuando como indutores desse desenvolvimento”, disse.
Concurso DER PE: entenda os próximos passos até o edital
Com a autorização do concurso, o próximo passo será a formação de uma comissão que será responsável por seguir com os preparativos. Servidores serão designados para realizar um estudo da necessidade de reposição e apontar quais cargos devem ser ofertados no edital.
Com essas informações preliminares, será possível elaborar o projeto básico do concurso. Esse documento funciona como um espelho para o edital e traz informações importantes, como vagas, cargos, salários, etapas de seleção e cronograma.
Em seguida, o DER PE poderá iniciar a licitação para escolha da banca organizadora. Uma instituição será contratada para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas do concurso, como provas objetivas.
Após a contratação da banca, o cronograma é finalizado e o edital pode, enfim, ser publicado.
Secretária reconhece necessidade de concurso DER PE
O DER tem, hoje, 811 funcionários, com nenhum engenheiro na ativa e mais de 400 servidores aguardando pela aposentadoria. Diante desse cenário, a abertura do concurso é urgente e necessária para recompor o quadro de pessoal.
Em agosto, a secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista, revelou que a abertura do concurso DER PE está prevista para o início de 2022, com a chamada imediata de aprovados.
A titular da pasta informou que a contratação será de um grande número de servidores para o quadro técnico.
Nos últimos governos, não foi realizado concurso para autarquia, que atualmente depende de consultorias e profissionais da Secretaria de Infraestrutura para elaborar os editais das estradas que o Estado de Pernambuco licita.
Em 2011, ocorreu um processo seletivo para o DER PE com 25 vagas temporárias. As vagas foram para contratação de profissionais de nível superior, no cargo de engenheiro em diversas áreas.
Os salários, na época, eram de R$4.590 para jornada de 40 horas por semana. A seleção foi realizada em duas etapas: avaliação curricular e entrevista técnica, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Além do DER de Pernambuco, diversos outros órgãos preparam concursos públicos para efetivos. Por isso, quem deseja entrar para o serviço público deve manter a preparação em dia.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!