CLDF aprova reajuste salarial de 18% e pagamento começa em julho

Reajuste salarial proposto pelo governador Ibaneis Rocha é aprovado pela CLDF e servidores do DF já receberão aumento a partir de julho.

Autor:
Publicado em:05/04/2023 às 09:29
Atualizado em:05/04/2023 às 09:29

Foi aprovado o reajuste salarial de 18% aos servidores do Distrito Federal, proposto pelo governador Ibaneis Rocha. O pagamento será feito de maneira gradual e começa já a partir de julho deste ano.

A proposta foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), sem segundo turno.

A medida vai beneficiar os servidores públicos da Administração direta, fundacional e autárquica, sendo eles da ativa, aposentados e pensionistas. A recomposição salarial, de acordo com a CLDF, será em cima do vencimento básico.

“Entendemos que a presente medida é justa e até mesmo indispensável, uma vez que a maioria das categorias do complexo distrital teve previsão legal de aumento salarial somente nos exercícios de 2013, 2014 e 2015, sendo que a última parcela, referente ao exercício de 2015, foi implementada somente em 2022”, foi o que disse a deputada Dayse Amarilio (PSB).

Dayse é presidente da CAS e relatora das matérias. Segundo ela, há categorias que estão muito defasadas, como a dos servidores da saúde, da educação e também da assistência social.

Reajuste começa a partir de 1º de julho, diz CLDF

Conforme previsto na proposta e antecipado pelo Governo Federal, o aumento salarial dos servidores efetivos do DF será de 18%, no entanto, dividido em três parcelas anuais e iguais de 6%, começando já este ano, sendo:

  • 1º de julho de 2023 - 6% de aumento;
  • 1º de julho de 2024 - 6% de aumento; e
  • 1º de julho de 2025 - 6% de aumento;.

O pagamento gradativo já havia sido antecipado por Ibaneis.

"Já havíamos destravado a 3ª parcela do reajuste, reajustamos o auxílio alimentação, disponibilizamos o plano de saúde e temos feito uma série de melhorias na carreira de quem trabalha todos os dias por uma cidade cada vez melhor", disse Ibaneis.

Inicialmente, a proposta previa o pagamento do reajuste em quatro parcelas, mas foram reduidas. O processo ocorrerá no decorrer dos quatro anos de mandato do novo governo, reeleito em 2022.

Segundo a Casa, a aprovação aconteceu de forma unânime entre os distritais. Inclusive, o deputado Pastor Daniel de Castro destacou que estará lutando, ainda, pela recomposição dos servidores.

“Estarei nesta luta com vocês, contem com meu mandato para fazer o que for possível. Recebi o sindicato dos agentes penais, que estavam incluídos nessa proposta e conseguimos com a então governadora em exercício, Celina Leão, que fossem retirados para que a carreira de Polícia Penal seja tratada de forma especial, como se faz necessário”, garantiu.

Também foi aprovado pelos parlamentares o projeto de lei que garante o reajuste 25% para quem ocupa cargos comissionados. A alteração salarial, segundo a medida, ocorrerá de forma imediata, a partir da sanção.

fachada cldf
CLDF aprova reajuste salarial e servidores terão aumento a partir de julho
(Foto: Divulgação)

"Momento histórico', diz secretário

A medida que vai valorizar o servidor do DF também é apoiada pelo secretário de Segurança, Sandro Avelar. Ele classifica o reajuste como um "momento histórico" e disse ainda que:

“Há muitos anos, as forças de segurança do DF mereciam essa reparação, pois passaram por grande defasagem salarial ao longo dos anos. Nossos policiais e bombeiros têm a nossa total confiança e, inclusive, uma atuação que é exemplo para os demais estados. Então, é algo muito merecido, que a governadora em exercício conseguiu levar adiante”, comenta.

Para o deputado federal Rafael Prudente, as polícias do DF já foram umas das mais bem pagas do Brasil.

“Vamos fazer um trabalho no Congresso, entre deputados e senadores, para convencer os pares que é uma medida importante para a nossa capital e que precisa ser aprovada."