Concurso DPE CE foi pauta no Conselho Superior desta segunda, 24
O regulamento do novo concurso DPE CE para membros esteve em pauta no Conselho desta segunda-feira, 24 de maio. Veja mais!
Autor:
Publicado em:24/05/2021 às 15:16
Atualizado em:24/05/2021 às 15:16
A Defensoria Pública do Ceará está prestes a realizar um novo concurso público e ele já está em pauta. A oferta é para membros e o regulamento está em discussão no Conselho Superior do órgão.
A informação é do defensor público, Rodrigo Santos. Ele informou que nesta segunda, 24, será analisado o regulamento do concurso DPE CE 2021 para membros.
Rodrigo ainda disse que o concurso está se aproximando. Espera-se que nos próximos dias sejam divulgadas novidades.
'Queremos um concurso célere', diz defensora-geral
O documento será apresentado pela subdefensora geral do Estado, Sâmia Farias, na qualidade de conselheira nata, ao Egrégio Conselho Superior (Consup) da instituição.
O órgão ainda explicou que o Colegiado é responsável por analisar, debater e deliberar a pauta. Aprovado, a Defensoria Geral vai dar prosseguimento às etapas administrativas internas do concurso para, em seguida, divulgar datas, valores, prazos, cotas, vagas e formatos de prova.
A defensora-geral, Elizabeth Chagas, disse que pretende realizar um concurso de forma rápida, o mais célere dos últimos anos.
“Cumprimos o nosso compromisso de chamar todos os aprovados no certame passado. Mas sabemos que ainda há muito a fazer e, para isso, precisamos de mais defensores e defensoras no Ceará para cumprir o preceito constitucional de a Defensoria estar em todos os municípios cearenses. Por isso, queremos fazer desse concurso o mais célere dos 24 anos da instituição", disse.
DPE CE tem 350 defensores na ativa
A Defensoria Pública do Ceará ainda divulgou que, atualmente, são apenas 350 defensores e defensoras atuando no Ceará. O órgão diz que, com o ingresso de novos membros, será possível criar núcleos e ampliar a assistência jurídica às populações vulnerabilizadas do Estado, tanto em Fortaleza, quanto no interior.
Em 2020, a Defensoria registrou mais de 901 mil atuações, sendo boa parte delas de maneira totalmente remota, já que a pandemia do novo coronavírus impediu o funcionamento presencia
O órgão ainda diz que, com o novo concurso, a chegada de novos defensores e de novas defensoras deverá representar o alcance de índices ainda maiores de produtividade.
“Há locais que há muito tempo precisam da Defensoria. E só vamos conseguir que tenham nossa atuação com a chegada de mais defensores. Estamos tomando todas as providências para isso”, completou a defensora-geral.
Último concurso para membros da DPE CE foi em 2014
Publicado em setembro de 2014, o último concurso DPE CE para defensor tinha oferta inicial de 60 vagas. Nas época, o ganho inicial era de R$19.339,70.
Sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC), os candidatos foram avaliados por meio de quatro etapas: prova objetiva, provas discursivas, prova oral e análise de títulos.
A primeira compreendia 100 questões de múltipla escolha distribuídas pelas seguintes disciplinas:
Direito Constitucional - 20
Direito Civil - 12
Direito Penal - 12
Direito Processual Civil - 12
Direito Processual Penal - 12
Direito do Trabalho - três
Direito Administrativo - sete
Direito Previdenciário - três
Direito Comercial - três
Direito do Consumidor - seis
Organização da Defensoria Pública - dez
Na segunda fase, os candidatos tiveram que responder duas provas dissertativas, cada uma com três questões discursivas e uma peça judicial. As disciplinas eram as mesmas da objetiva, mas divididas em duas partes.
Depois dessa fase, os candidatos realizaram a inscrição definitiva e seguiram para o exame oral. Por último, foi realizada a análise de títulos, com caráter apenas classificatório.