Concurso DPE PI terá reserva de vagas para públicos específicos
O próximo concurso DPE PI deverá contar com uma reserva de vagas para negros, indígenas e quilombolas, conforme resolução do último dia 23.
Autor:
Publicado em:24/02/2021 às 12:35
Atualizado em:24/02/2021 às 12:35
Confirmado em janeiro deste ano, o novo concurso DPE PI 2021 contará com vagas para a carreira de defensor público. No entanto, o próximo edital deve vir com alterações nas cotas, segundo resolução publicada na última terça-feira, 23.
Já em vigor, o documento divulgado pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Piauí dispõe sobre a reserva de vagas para negros, indígenas e quilombolas nos concursos e seleções públicas no âmbito da DPE PI.
Neste caso, o próximo edital da Defensoria para a carreia de procurador deverá contar com uma reserva entre 10% e 20% das vagas para pessoas negras, quilombolas e indígenas.
Já no caso dos concursos para servidores, a reserva será de 10% para pessoas negras e de 10% para quilombolas e indígenas.
Ainda de acordo com a resolução, os candidatos negros, indígenas e quilombolas concorrerão concomitantemente às vagas a eles reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência.
Neste caso, os aaprovados na ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.
"Sim, haverá concurso público em 2021 para o cargo de defensor público", disse a DPE PI.
Segundo a Defensoria, o número de vagas ainda está em estudo. Já o processo de escolha da banca segue em andamento, mas, ao que tudo indica, já existe uma organizadora cotada.
O Cebraspe aparece como uma das favoritas. Isso porque, conforme um relatório de atividades divulgado pela Subdefensoria-Geral do Estado, foi feita uma reunião com a banca organizadora.
A DPE PI, no entanto, não confirma o nome da escolhida, afirmando apenas que "a instituição organizadora ainda não foi contratada". Em relação ao edital, também não há uma previsão para a publicação.
"Ainda não temos data certa para o edital. Estamos na fase de providências administrativas prévias, entre elas a regulamentação pelo Conselho Superior da Defensoria de cotas raciais", disse.
Para ingressar na carreira de defensor público do Piauí é preciso ter bacharel em Direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, três anos de atividade jurídica. Os ganhos iniciais são de R$24.370,85.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Defensoria Pública do Piauí
Cargos: defensor público
Vagas: a definir
Requisitos: nível superior em Direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, três anos de atividade jurídica
Remuneração: R$24.370,85
Banca: a definir
Edital: previsto para 2021
Quer se preparar para o concurso DPE PI e outras Defensorias?
Inicie sua preparação com Folha Cursos!
Saiba como foi o último concurso DPE PI
O último concurso DPE PI, com vagas para a carreira de defensor, foi realizado há 12 anos, em 2009. Na época, foram oferecidas 12 vagas.
A seleção teve a organização do Cebraspe. Já os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:
prova escrita objetiva;
prova escrita subjetiva;
prova escrita prática subjetiva; e
avaliação de títulos.
A prova objetiva contou com 100 questões, valendo dez pontos no total. Para ser aprovado, era preciso ter nota igual ou superior a seis pontos. A avaliação contou com disciplinas de:
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direitos Difusos e Coletivos;
Direito da Criança e do Adolescente;
Direitos Humanos; e
Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado.