Rodrigo Barbosa: Sim.
FOLHA DIRGIDA: Haverá critérios nessas análises? Uma pontuação foi estabelecida para titulação e para experiência. Recém-formados têm chances de contratação?
Rodrigo Barbosa: Sim, estamos ofertando oportunidades para o cargo de médico sem especialização.
FOLHA DIRGIDA: A Ebserh já tem uma parcial de inscritos nessa seleção?
Rodrigo Barbosa: Até sexta-feira, 120 mil inscritos.
FOLHA DIRGIDA: Já há uma previsão de contratação dos profissionais?
Rodrigo Barbosa: Até o dia 15 de abril, uma parte desses profissionais já estará contratada e trabalhando nos HUs.
FOLHA DRIGIDA: Como será essa contratação? Existirá um prazo para os contratos? Qual será este prazo? Os profissionais serão avaliados mensalmente?
Rodrigo Barbosa: Contratos temporários pelo período inicial de 6 meses, podendo ser prorrogados pelo prazo necessário, tendo como prazo máximo 2 anos. A avaliação é permanente, sem periodicidade definida.
FOLHA DIRGIDA: O edital traz apenas formação de cadastro de reserva, mas uma portaria publicada pelo MEC prevê 6.381 admissões temporárias. Todas essas 6.381 contratações virão desse edital ou há possibilidade de a Ebserh convocar aprovados de concursos válidos de forma definitiva?
Rodrigo Barbosa: Os concursos em andamento estão mantidos e seguem as suas etapas normalmente. As vagas do concurso – para funcionários efetivos – não devem se confundir com as vagas temporariamente abertas motivadas pela pandemia.
FOLHA DRIGIDA: Dos cargos contemplados quais terão mais contratações? Técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos saem na frente neste caso, correto?
Rodrigo Barbosa: Sim. Há autorização para contratarmos até 936 Médicos, 1.464 Enfermeiros, 3.276 Técnicos de Enfermagem, 585 Fisioterapeutas e 120 entre Engenheiros e Arquitetos. A contratação se dará de acordo com a necessidade apresentada.
FOLHA DIRIGIDA: Haverá algum treinamento específico para esses profissionais antes de atuarem nos hospitais?
Rodrigo Barbosa: Sim, está disponível o curso 'COVID-19: capacitação para profissionais de saúde', elaborado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB), que faz parte da Rede Ebserh. Também haverá capacitação sobre ventilação mecânica. As capacitações serão em EAD e disponíveis para os novos contratos e para os atuais empregados da Ebserh.
FOLHA DRIGIDA: Além dos salários, esses profissionais têm algum tipo de benefício?
Rodrigo Barbosa: Receberão todos os benefícios concedidos aos funcionários efetivos, como auxilio alimentação e auxilio transporte. Além disso, farão jus ao adicional de insalubridade., que será pago de acordo com o que prevê a CLT.
FOLHA DIRIGIDA: Existe alguma possibilidade de aproveitamento desses profissionais para contratações definitivas?
Rodrigo Barbosa: Não, nenhuma.
FOLHA DRIGIDA: Há várias unidades do país contempladas. Consegue destacar as que terão mais contratações? Rio de Janeiro e São Paulo, por serem estados com maior concentração da Covid-19, receberão mais profissionais?
Rodrigo Barbosa: Neste momento, não. Todos os hospitais da Rede Ebserh receberão o reforço de pessoal de acordo com a necessidade apresentada.
FOLHA DRIGIDA: Quais cuidados a Ebserh vem tomando no sentido de proteger os funcionários com contato direto a pacientes com suspeita do Coronavírus?
Rodrigo Barbosa: Publicamos Instrução Normativa que prevê afastamentos e quarentenas de funcionários com sintomas e daqueles legalmente considerados vulneráveis; instituímos medidas de prevenção e cautela, como rodízios, trabalho remoto e flexibilização das jornadas; suspendemos a realização de eventos e de atividades de capacitação presenciais.
FOLHA DRIGIDA: A Ebserh já tem previsão de novos concursos públicos para cargos efetivos? Para quantas vagas? Quais áreas e cargos?
Rodrigo Barbosa: Há dois concursos em andamento, um nacional com 1.660 vagas e outro para Uberlândia, com 804 vagas.
FOLHA DIRIGIDA: Que mensagem pode deixar a quem se inscreveu no processo seletivo?
Rodrigo Barbosa: Uma mensagem de agradecimento a estes profissionais que desejam se juntar à Ebserh neste momento tão importante e que requer toda ajuda possível.