Concurso Ebserh: novo limite do quadro de pessoal é fixado
Foi fixado um novo limite de quadro de pessoal da Ebserh. Número foi reduzido em comparação com portaria de 2022. Confira os detalhes!
Autor:Mateus Melis
Publicado em:12/03/2024 às 10:03
Atualizado em:12/03/2024 às 10:38
Foi divulgado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 12, o novo limite do quadro de servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que teve seu concurso Ebserh finalizado este ano.
Com a divulgação do novo documento, a Portaria nº 3.837/2022 foi revogada, demonstrando uma redução no quadro de pessoal da empresa pública.
Na portaria de 2022, o limite de pessoa fixado era de 72.263 servidores, sendo que, do total, 7.381 faziam parte do quadro temporário estabelecido para demandas emergenciais relacionadas à Covid-19.
Com a nova Portaria nº 1.468/2024, publicada nesta terça, 12, o quadro de pessoal foi fixado em 65.834. Desse total, 63.925 correspondem ao quadro permanente, enquanto os demais fazem parte do quadro transitório.
Apesar da redução, o quadro funcional da Ebserh ainda possibilita um alto número de provimentos por meio de concursos públicos.
Somente no último edital, realizado em 2023, a empresa pública ofereceu 695 vagas e iniciais de até R$12,5 mil.
Veja detalhes do último concurso Ebserh
Conforme destacado anteriormente, o último concurso Ebserh foi realizado em 2023 para o provimento de 695 oportunidades.
De acordo com o IBFC, organizador da seleção, parte dos resultados finais dos editais já foram publicados e homologados.
Sendo assim, a validade da seleção segue por um ano, podendo ser prorrogada uma única vez e por igual período.
O concurso Ebserh de 2023 ofertou, ao todo, 695 vagas para cargos que de níveis médio, técnico e superior, com ganhos de até R$12,5 mil.
As chances se dividiram entre três áreas, sendo elas:
edital para Área Médica: 554 vagas;
edital para Área Assistencial: 106 vagas; e
edital para Área Administrativa: 35 vagas.
As provas da seleção foram aplicadas no dia 17 de dezembro para mais de 477 mil inscritos, conforme dados divulgados pela banca organizadora.
Todos os candidatos do concurso foram submetidos à prova objetiva. Somente os cargos da área Administrativa também realizaram o exame discursivo.
Na parte objetiva, foram cobradas 60 questões (quadro Assistencial e Médico) e 50 questões (quadro Administrativo) sobre Conhecimentos Básicos e Específicos.
Já a prova discursiva variou conforme o cargo somente na Área Administrativa. Para níveis médio e técnico, a avaliação consistiu em uma redação, devendo o candidato desenvolver no mínimo 20 e, no máximo, 30 linhas.
Para nível superior, a prova discursiva foi composta de duas questões de Conhecimentos Específicos, sendo que cada uma delas deveria ter, no mínimo, dez e, no máximo, 15 linhas por questão.
Vale destacar que as provas para jornalista foram reaplicadas no dia 28 de janeiro, devido às inconsistências encontradas nos gabaritos das prova que foram aplicadas em dezembro.
Em entrevista à Folha Dirigida por Qconcursos, a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, comentou sobre as carreiras, lotações e futuros editais para novos concursos Ebserh.
De acordo com ela, a Ebserh já deseja iniciar as tratativas de novo edital e mapear uma possível seleção para 2025.
A diretora reforçou que esse é o planejamento em vigor, que vai se encaixando à medida da necessidade, conforme eventual expansão da Rede por novas unidades hospitalares e demanda de outros profissionais.
A expectativa é de que o grupo possa proporcionar mais regularidades na realização de novos concursos para efetivos.