Concurso Ebserh: UFRJ tem mais convocações previstas; entenda!
Mais de 400 aprovados no concurso Ebserh já foram contratados para atuação na UFRJ. E mais convocações estão previstas!
Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:11/09/2024 às 12:07
Atualizado em:11/09/2024 às 12:15
Mais de 400 aprovados no concurso Ebserh já foram contratados para atuação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Esse número foi contabilizado desde que o complexo hospitalar da instituição passou a ser gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
Mais convocações de aprovados no concurso vigente estão previstas para a UFRJ. A informação foi confirmada pela Ebserh, em resposta à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida nesta quarta-feira, 11.
De acordo com a empresa, são 1.243 vagas previstas para o complexo hospitalar da UFRJ. Parte desse quantitativo já foi chamado e o restante segue sendo convocado pelo concurso vigente.
O atual concurso segue válido até março de 2025, podendo ser prorrogado por mais um ano.
"Com a chegada da Ebserh ao Complexo Hospitalar da UFRJ já foram contratados, até 10/9, mais de 400 novos profissionais, focando na ampliação de leitos e na melhoria dos serviços. Ao todo, serão 1.243 novas vagas para o Complexo Hospitalar. No momento, os profissionais seguem sendo convocados do concurso vigente", disse a estatal, em nota.
Esses estudos podem ou não resultar em um novo concurso.
Caso o número de contratações previstas para o complexo hospitalar da UFRJ não seja atingido até o término da validade do último concurso, é possível que essas vagas sejam incluídas no próximo edital da Ebserh.
A equipe de planejamento de contratação também está responsável pela escolha da banca organizadora do novo concurso.
De acordo com a portaria assinada pela diretora de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Odete Gialdi, a equipe ficará responsável por:
conduzir a fase de planejamento da contratação;
elaborar o Estudo Técnico Preliminar (ETP);
elaborar as análises de riscos;
elaborar o Termo de Referência (TR) ou Projeto Básico (PB);
realizar estudo de mercado;
realizar a pesquisa de preços;
realizar análises técnicas;
prestar suporte técnico na fase de seleção de fornecedor;
acompanhar as fases da contratação, atuando na pronta resposta a eventuais esclarecimentos e impugnações durante o certame; e
executar outras atividades necessárias à completa execução da etapa de planejamento da contratação e apoio técnico à seleção do fornecedor.
A portaria estabelece o prazo de 30 dias para que a equipe conclua a etapa de planejamento da contratação e apresentação dos documentos à diretoria de Administração e Infraestrutura.
Diretora fala em concursos Ebserh a cada dois anos
Em entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida, concedida em outubro de 2023, a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, falou sobre a proposta de realização de concursos a cada dois anos.
O objetivo, segundo ela, é que a empresa tenha sempre um cadastro de aprovados renovado. Por esse motivo, o prazo de validade do último concurso foi reduzido de dois para um ano.
"É o que nós achamos mais adequado pela nossa experiência, para manter o cadastro reserva vigoroso e atrativo. Porque quando nós prolongamos muito a validade, nós temos uma tendência, principalmente dos trabalhadores assistenciais, a se colocarem no mercado e o mercado tende a absorvê-los. Então, se torna cada vez mais difícil uma escolha e opta por se lançar um processo seletivo simplificado (temporários)", disse a diretora.
Luciana tinha adiantado que, ao final de 2024, a Ebserh iniciaria as tratativas para mapear um concurso para 2025.
"Em 2025 já entraremos com uma nova programação", afirmou.
Seguindo o que a diretora falou, a Ebserh já formou uma equipe de planejamento de contratação visando um novo concurso.
A divisão das oportunidades ficou da seguinte maneira entre as áreas:
edital para Área Médica: 554 vagas;
edital para Área Assistencial: 106 vagas; e
edital para Área Administrativa: 35 vagas.
As vagas foram divididas por 41 unidades hospitalares, além da Administração Central da Rede Ebserh.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas com 60 questões (quadro Assistencial e Médico) e 50 questões (quadro Administrativo). Os conteúdos foram sobre disciplinas de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.