Concurso Aeronáutica: sai edital da EEAR com 242 vagas de sargento
Escola de Especialistas da Aeronáutica divulgou o edital do concurso EEAR 1/2024 com vagas para o curso de sargentos. Veja mais!
Autor:
Publicado em:26/12/2022 às 11:34
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30
Foi publicado o primeiro edital do concurso EEAR para o Curso de Formação de Sargentos de 2024. A seleção é destinada a quem tem nível médio e oferta oportunidade para ambos os sexos.
A Escola de Especialistas da Aeronáutica visa preencher 242 vagas para o CFS 1/2024, que abrange jovens de várias especialidades.
O que é preciso para concorrer?
Além do ensino médio completo, também é necessário ter idade entre 17 e 25 anos (até dezembro de 2024).
A seleção não conta com requisito de altura mínima.
Oferta de vagas do concurso EEAR 2023/2
O segundo edital de concurso EAAR para 2023 trouxe uma oferta de 225 vagas, que estão distribuídas por três das quatro opções que costumam ser disponibilizadas:
Opção 1 - ambos os sexos
BMA – Mecânico de Aeronaves: 60 vagas;
BMB – Material Bélico: 15 vagas;
BEI – Eletricidade e Instrumentos: 16 vagas;
BEP – Estrutura e Pintura: 10 vagas;
BEV – Equipamento de Voo: 12 vagas;
BSP – Suprimento: 14 vagas;
SGS – Guarda e Segurança: 30 vagas.
Opção 2 - ambos os sexos (Controle de Tráfego Aéreo)
BCT – Controle de Tráfego Aéreo: 85 vagas.
A seleção da EEAR conta com reserva de oportunidades para candidatos negros, além da disputa em ampla concorrência. Ao todo, são 194 vagas para ampla concorrência e 48 reservadas.
No decorrer do curso de formação, o candidato é nomeado como aluno (praça especial). Após a conclusão das aulas, ocorrerá a graduação à terceiro-sargento, com remuneração de R$3.825.
O CFS é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e TécnicoEspecializado.
Como se inscrever no concurso EEAR?
Ficou interessado e quer participar? As inscrições do concurso EEAR serão recebidas a partir das 10h do dia 23 de fevereiro e vão até as 15h do dia 15 de março, pela internet.
Inicialmente, é necessário preencher o formulário com todos os dados solicitados. Em seguida, gere o boleto e quite a taxa de R$80.
Será possível solicitar a isenção da taxa, desde que: seja inscrito no programa Cadastro Único (CadÚnico), seja membro de família de baixa renda ou seja doadores de medula óssea. Os pedidos serão aceitos durante todo o prazo de inscrição.
Conheça as etapas do concurso EEAR
Anualmente, a EEAR realiza dois concursos para ingresso no CFS. Os jovens são avaliados por diversas etapas até ingressar no curso de formação de sargentos da Aeronáutica, sendo elas:
Provas Escritas;
INSPSAU (Inspeção de saúde);
EAP (Exame de aptidão Psicológica);
TACF (Teste de avaliação do Condicionamento Físico);
PHC (Procedimento de Heteroidentificação complementar);
Validação Documental.
As provas escritas estão marcadas para acontecer no dia 4 de junho de 2023, em várias localidades por exemplo: Belém PA, Alcântara/São Luís MA, Recife PE, Natal RN, Rio de Janeiro RJ, Belo Horizonte MG, São Paulo SP, São José dos Campos SP, Campo Grande MS.
Além disso também haverá aplicação em Canoas RS, Santa Maria RS, Curitiba PR, Brasília DF, Manaus AM, Porto Velho RO e Boa Vista RR.
Como serão as provas?
Os concorrentes responderão 96 questões, com cada parte da prova contendo 24 perguntas, sendo distribuídas pelas seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Língua Inglesa;
Matemática;
Física.
Quando avançar ao teste do condicionamento físico, o competidor irá realizar: flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo; flexão do tronco sobre as coxas; salto horizontal; e corrida de 12 minutos.
Curso de formação - EEAR
Os aprovados em todas as etapas serão convocados para o curso de formação de sargentos da Aeronáutica (CFS), cuja matrícula está prevista para o dia 11 de janeiro de 2024.
Veja como será a ministração do curso, que abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado:
► Instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades: reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos alunos nos seus diferentes níveis. Esta instrução é ministrada de maneira gradual e contínua, objetivando nivelar os conhecimentos de alunos de diferentes origens e formações.
► Campo Militar: busca-se transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense referentes à futura graduação, bem como desenvolver elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela carreira na Força Aérea.
► Campo Técnico-Especializado: constitui-se a fase da formação em que o aluno é preparado para obter um desempenho profissional dentro dos padrões estabelecidos pelo COMAER.