Concurso Emater AL está entre os temas de reunião do Conselho
A construção de uma proposta para a realização do novo concurso Emater AL será um dos temas de uma reunião do Conselho no próximo dia 24.
Autor:
Publicado em:10/02/2021 às 07:50
Atualizado em:10/02/2021 às 07:50
No próximo dia 24, o Conselho de Gestão do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas realizará sua 1ª reunião ordinária. No encontro, diversos assuntos serão debatidos, entre eles a possibilidade de realizar um novo concurso Emater AL.
Nesta reunião, serão apresentados o balanço financeiro e administrativo de 2020, assim como o planejamento orçamentário para este ano.
Além disso, o encontro terá a apresentação da construção de uma proposta para a realização do concurso público e o levantamento do atual quadro de servidores.
Vale lembrar que, em janeiro, o secretário do Planejamento de Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos, falou à Folha Dirigida sobre os concursos Alagoas 2021.
Em relação ao novo edital para o Emater AL, o secretário afirmou que ainda não há nada decidido, mas que questões legais, além da viabilidade orçamentária, devem ser avaliadas.
"Não está fechado, é uma decisão ainda a ser tomada. Além disso, é preciso observar as questões legais para a realização desses concursos. Também é preciso observar o global [...] Nessa hora não tem jeito, tem que ter uma priorização. Mas todos (os concursos) estão em aberto e pode sim ser tomada uma decisão para que sejam realizados esse ano ainda", concluiu Fabrício Marques.
Concurso Emater AL foi solicitado por senador
A realização de um novo concurso Emater AL ganhou força no início deste ano. Após o anúncio de diversas seleções em Alagoas, o senador Renan Calheiros aproveitou para solicitar mais um edital ao governador Renan Filho.
Em suas redes sociais, o senador disse que enviou um pedido ao governador de Alagoas solicitando que, dentro do planejamento e do orçamento, sejam abertas 100 vagas para técnicos agrários na Emater, "um setor essencial para tracionar a economia", segundo o parlamentar.
Prepare-se para os concursos Alagoas e outros com Folha Cursos
Até o momento, o governador não se manifestou sobre o pedido do senador. A seleção para o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas é urgente, segundo categorias ligadas ao órgão.
Em outubro de 2020, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag AL), Givaldo Teles, disse que o concurso Emater AL era necessário, já que há mais de 30 anos não ocorria uma seleção para esta área.
"O Governo do Estado precisa voltar seu olhar para a assistência técnica rural e efetivar os técnicos através de concurso público e não via contrato como bolsistas. Há mais de 30 anos não realiza um concurso na área da Agricultura em Alagoas", aponta Givaldo Teles.
Folha Dirigida consultou o Portal da Transparência do órgão. Em dezembro do ano passado, por exemplo, apenas 45 servidores estavam ligados ao Emater, sendo boa parte deles comissionados.
Último concurso Emater ocorreu no Ceará
O último grande concurso para a área Rural foi realizado em 2018, por meio da seleção da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
Desta forma, quem se prepara para um futuro concurso Emater AL pode usar o edital do Ceará como base para os estudos.
Na época, foram oferecidas 2.893 vagas, sendo 263 imediatas e 2.630 para a formação do cadastro de reserva.
Para a carreira de agente auxiliar de Ater, de nível médio, foram oferecidas vagas nas áreas de: Agroindústria; Agronegócio; Agropecuária/Agricultura; Aquicultura; Fruticultura; e Agroecologia.
Já para o nível superior, foram ofertadas vagas para agente de Ater, nas seguintes especialidades: Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Engenharia Agronômica; Engenharia Florestal; Engenharia Civil; Engenharia de Pesca; Medicina Veterinária; Tecnologia de Alimentos; Tecnologia de Irrigação; e Zootecnia.
Os aprovados, nas carreiras de nível superior, ainda foram convocados para uma prova de títulos. A seleção teve o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) como organizador e apenas 1.485 aprovados.