Concurso Emater AL: nova secretária de Planejamento confirma edital

Após previsão de publicação do edital para 2022, concurso Emater AL pode sair este ano, segundo a nova secretária de Planejamento do estado.

Autor:
Publicado em:02/01/2023 às 08:15
Atualizado em:02/01/2023 às 08:15

A realização do concurso Emater AL está nos planos do novo governo. A confirmação foi dada pela secretária de Planejamento do Governo de Alagoas, Renata dos Santos, no último domingo, 1º, durante solenidade de posse do governador Paulo Dantas.

Segundo a titular da pasta, a equipe de transição identificou a necessidade de concursos em setores estratégicos do estado. Entre eles, o mais urgente segundo ela, é o do Instituto de Inovação para Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).

"Mais urgente acredito que, até o momento, seja Emater, que hoje trabalha com o pessoal comissionado e bolsistas, e o próprio governador fez essa promessa durante a campanha, está dentro do plano de governo dele de fazer concurso público para Emater, com pelo menos 100 vagas", afirmou a secretária.

Vale lembrar que o número de vagas já havia sido anunciado pelo ex-titular de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), Fabrício Marques Santos, em 2021. 

Concurso Emater AL é confirmado pela nova gestão de Alagoas (Foto: Divulgação,/Prefeitura de Coruripe AL)
Concurso Emater AL é confirmado pela nova gestão de Alagoas
(Foto: Divulgação,/Prefeitura de Coruripe AL)

Concurso Emater AL foi solicitado por senador

A realização do concurso Emater AL ganhou força no início de 2022, após o anúncio de diversas seleções em Alagoas. Na época, o senador Renan Calheiros aproveitou para solicitar mais um edital ao governador Renan Filho.

Em suas redes sociais, o parlamentar pediu a oferta de 100 vagas para técnicos agrários na Emater, "um setor essencial para tracionar a economia", segundo o senador.

A seleção para o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas é considerada urgente por categorias ligadas ao órgão.

Em outubro de 2020, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag AL), Givaldo Teles, disse que o concurso Emater AL era necessário, já que há mais de 30 anos não ocorria uma seleção para esta área.

"O Governo do Estado precisa voltar seu olhar para a assistência técnica rural e efetivar os técnicos através de concurso público e não via contrato como bolsistas. Há mais de 30 anos não realiza um concurso na área da Agricultura em Alagoas", apontou Givaldo Teles.

Folha Dirigida consultou o Portal da Transparência do órgão. Em dezembro de 2020, por exemplo, apenas 45 servidores estavam ligados ao Emater, sendo boa parte deles comissionados.