‘Novo concurso Emater RS é importante e decisivo’, diz presidente

Presidente da Emater do Rio Grande do Sul ressalta necessidade novo concurso. Pedido de edital deve ser encaminhado em breve!

Autor:
Publicado em:03/05/2021 às 18:25
Atualizado em:03/05/2021 às 18:25

O presidente da Emater do Rio Grande do Sul, Geraldo Sandri, apontou a necessidade de novo concurso para a instituição. De acordo com ele, a publicação do edital é "importante e decisiva para a Extensão Rural e Social do Estado".

A abertura do concurso Emater RS foi apontada em reunião com a secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, no dia 27 de abril. Na ocasião, foram apresentados os projetos da gestão 2019/2022 da instituição.

De acordo com o jornal Correio do Povo, a Emater deve encaminhar, nos próximos dias, um pedido para realização do concurso.

Geraldo Sandri pontuou que o provimento das vagas integra o compromisso da instituição com seus servidores após o Plano de Demissão Voluntário, que apresentou cerca de 300 adesões.

Ele informou ainda que deve dar prioridade às contratações para assistência técnica rural, para ocupação imediata, deixando as restantes para postos administrativos e formação de cadastro reserva.

Sede da Emater do Rio Grande do Sul
Pedido para realização do concurso Emater RS deve ser enviado
nos próximos dias (Foto: Governo RS)

A Emater RS não tem mais concurso em validade. Ou seja, não dispõe de uma lista de aprovados para suprir a necessidade por novos servidores. A instituição não revelou o número de vagas que será incluído no pedido para publicação do novo edital.

A última seleção para ingresso na Emater RS foi realizada em 2011. Na época, a oferta foi apenas para formação de cadastro de reserva em cargos dos níveis fundamental, médio e superior. Os salários variaram de R$1.135 a R$2.831.

A banca organizadora foi a Objetiva Concursos. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, sobre as disciplinas de Português, Informática, Desenvolvimento Rural e Conhecimentos Específicos.

A Emater busca promover o Desenvolvimento Rural Sustentável através da prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação, em benefício da sociedade do Rio Grande do Sul.

Comece sua preparação para o novo concurso Emater RS

Com a possibilidade de um novo concurso, quem deseja ingressar na Emater do Rio Grande do Sul deve começar a preparação. Isso porque a preparação antecipada aumenta as chances de aprovação no cargo público.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Resumo concurso Emater RS

  • Órgão: Emater RS – Ascar
  • Cargos: a definir
  • Vagas: a definir
  • Banca: não divulgada

Rio Grande do Sul tem outros concursos já autorizados

Além da Emater, o Rio de Grande do Sul já conta com concursos autorizados. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), os editais serão publicados ainda em 2021.

Em janeiro, o governador Eduardo Leite autorizou a realização de concursos para os seguintes órgãos/institutos:

  • Secretaria da Saúde: 948 vagas;
  • Secretaria da Educação: 1,5 mil vagas;
  • Procuradoria-Geral do Estado (PGE RS): 19 vagas;
  • Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa): 16 vagas;
  • Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (Ipe Prev): 72 vagas;
  • Instituto de Assistência dos Servidores RS (Ipe Saúde): 98 vagas;
  • Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa): 10 vagas; e
  • Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Spgg): 676 vagas.

Ao todo, são 3.429 vagas autorizadas em concursos públicos. Além disso, serão feitas 259 nomeações de aprovados em editais passados.

“A situação fiscal delicada do Rio Grande do Sul e a crise que enfrentamos neste momento exigem que essas decisões sejam avaliadas com senso de urgência, responsabilidade fiscal e planejamento de longo prazo”, ressaltou o governador.