Senador pede aval do concurso Embrapa ao Governo Federal
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária teve limite fixado e um concurso Embrapa pode estar perto de ser autorizado. Entenda!
Autor:
Publicado em:11/10/2021 às 11:14
Atualizado em:11/10/2021 às 11:14
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária pode estar perto de realizar um novo concurso Embrapa. O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) solicitou que o Governo Federal autorize a nova seleção.
A informação é da Agência Senado, após pronunciamento do parlamentar.
Para isso, Rodrigues solicitou o aval do concurso Embrapa ao Ministério da Economia, pasta responsável pelas autorizações de concurso.
Segundo a Agência Senado, o parlamentar ressaltou que a instituição é muito importante para o desenvolvimento da produção agrícola do Brasil. Ainda segundo Rodrigues, é pelo resultado das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa que o Brasil consegue alimentar mais 15% da população mundial.
Outro ponto que o senador destacou foi o reconhecimento mundial dos pesquisadores brasileiros, que já foram premiados em vários países. Além disso, 17 deles constam entre os mais "influentes nas pesquisas agropecuárias do Planeta”.
"O governo federal precisa acordar para que seja autorizado esse concurso, para que a Embrapa possa prover seus quadros com profissionais do mais alto padrão técnico e científico. Este é um grito de alerta. Temos conversado com vários pesquisadores da empresa e há um brado, há um grito para que esse problema seja resolvido o mais rapidamente possível, porque estamos perdendo quadros expressivos da pesquisa nacional", disse Rodrigues.
Embrapa teve limite de pessoal fixado em 8.934 vagas
Em julho, uma portaria publicada no Diário Oficial da União anunciou o novo limite de pessoal do concurso Embrapa. Agora, a empresa tem fixado no seu quadro de pessoal 8.934 vagas, entre permanentes e temporários.
Do total das vagas, são 8.893 do quadro permanente e 41 do quadro temporário de anistiados.
A Embrapa é uma empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. A portaria ainda traz quais são os empregados considerados nessa lista, para fins de controle, sendo:
empregados efetivos admitidos por concurso público;
empregados efetivos admitidos sem concurso público antes de 5.10.1988;
empregados que possuem cargos, empregos ou funções comissionadas;
empregados que estão cedidos ou disponibilizados para outros órgãos ou entidades;
empregados cedidos ou requeridos de outros órgãos ou entidades;
empregados anistiados com base na Lei nº 8.878, de 11.5.1994;
empregados readmitidos e reintegrados;
empregados contratados por prazo determinado (temporários);
empregados ou servidores movimentados para compor força de trabalho conforme disposto no art. 93, § 7º, da Lei nº 8.112/90; e
empregados com contrato de trabalho interrompido ou suspenso, à exceção dos empregados com contrato de trabalho suspenso por motivo de aposentadoria por invalidez.
Além disso, de acordo com a Embrapa, as vagas destinadas aos empregados temporários/readmitidos sob a condição de anistiados ou reintegrados deverão ser extintas ao término dos contratos de seus atuais ocupantes.
Quando foi o último concurso da Embrapa?
O último concurso da Embrapa foi realizado em 2009, quando foram oferecidas 680 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. A seleção já está encerrada e, mais de dez anos depois, não há mais cadastro de reserva válido que permite novas convocações.
Quer ser aprovado em concursos?
Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!
Aqui, você encontra:
► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...