EPE tem novo concurso em planejamento e forma comissão interna

A Empresa de Pesquisa Energética revelou que um novo concurso EPE está em planejamento e há comissão interna formada. A última seleção está em vigor.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:05/10/2023 às 09:25
Atualizado em:05/10/2023 às 09:38

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) confirmou que há previsão de novo concurso público. Uma comissão interna já foi formada para conduzir o planejamento e organização.


A EPE, no entanto, não trabalha com prazo para publicar o edital e realizar as provas do concurso. Afinal, a última seleção ainda está vigente.


O último concurso EPE teve resultado final homologado em 29 de junho de 2022, com prazo de validade de 18 meses.


A vigência expira em dezembro deste ano, mas pode ser prorrogada, a critério da empresa.


A comissão interna foi formada pela Diretoria Executiva, mas os nomes dos membros ainda não foram revelados.

Concurso EPE pode ofertar mais de 100 vagas

A EPE não revelou quantas vagas serão ofertadas no próximo concurso público. No entanto, até o momento, é possível preencher até 134 vagas.


Isso porque, recentemente, a empresa teve o limite do seu quadro de pessoal fixado em 426 vagas no total. Atualmente, segundo a EPE, estão ocupados 292 postos, restando, portanto, 134 cargos vagos.


As carreiras que estão com vacâncias não foram listadas pela empresa.


No último concurso, realizado em 2022, a EPE ofertou chances em cargos de analistas, de nível superior


Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!

Empresa de Pesquisa Energética tem novo concurso público em planejamento e forma comissão para preparativos

 (Foto: Divulgação)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:


Em agosto de 2022, a diretoria da EPE suspendeu as convocações do último concurso. O motivo da paralisação não foi revelado publicamente.


O último concurso público recebeu mais de 3 mil inscritos e foi organizado pela Fundação Getulio Vargas.


Todas as vagas oferecidas no edital foram destinadas ao Escritório Central da EPE, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Último concurso EPE contou com 136 vagas

A última seleção da Empresa de Pesquisa Energética ofereceu 136 vagas. Desse total, 17 foram imediatas e 119 para a formação de um cadastro de reserva.


As chances foram distribuídas pelos cargos de analistas, de nível superior. Os ganhos eram de R$11,5 mil.


O analista de pesquisa energética reservou 111 vagas, sendo 16 são imediatas e 95 para o cadastro reserva, nas seguintes áreas:

  • Economia de Energia;
  • Recursos Energéticos;
  • Transmissão de Energia;
  • Planejamento da Geração de Energia; e
  • Petróleo - abastecimento; exploração e produção; e gás e bioenergia

As demais oito vagas (uma imediata e sete no CR) eram para o analista da área de Recursos Humanos. Os aprovados irão atuar no escritório central da EPE, na cidade do Rio de Janeiro. 


Os aprovados na EPE são contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por meio de contrato experimental de 45 dias, prorrogáveis por igual período.


Os candidatos no último concurso da Empresa de Pesquisa Energética foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. Os exames foram aplicadas apenas nas cidades de Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!