A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec) irá convocar 48 aprovados no último concurso, realizado em 2019, e planeja uma nova seleção, em 2022, para preencher 700 vagas. A informação é do presidente da instituição, João Carrilho.
Ele compareceu à uma audiência pública realizada pelas comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na sexta-feira, 29.
Segundo Carrilho, foram nomeados 209 aprovados do concurso de 2019. Os outros 48 já estão estimados no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPRJ).
O presidente da Faetec ainda informou que o novo concurso Faetec, previsto para 2022, já está previsto no novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Os cargos e distribuição das vagas ainda não foram divulgados.
Carrilho elencou as mudanças realizadas na instituição desde que assumiu a gestão, em dezembro de 2020:
“Estamos realizando licitação para todos os serviços, rompendo modelos de contratos emergenciais, estabelecidos há muitos anos. Hoje temos nove empresas terceirizadas contratadas. Utilizamos com frequência o pregão eletrônico”, afirmou.
Último concurso Faetec foi para níveis médio e superior
O último concurso Faetec para efetivos foi aberto em 2019. A oferta foi de 209 vagas imediatas, distribuídas entre profissionais dos níveis médio, técnico e superior.
As oportunidades foram para os cargos de inspetor de alunos, agente administrativo, instrutor de disciplinas profissionalizantes, orientador educacional, supervisor técnico, técnico superior, assistente social e professor. Os vencimentos eram de R$1.607,13 a R$3 mil.
Desde 2010, a Faetec não realizava concurso público para o ingresso de servidores de carreira. Dessa maneira, o déficit de professores efetivos só aumentava na área de apoio e na docência.
“A convocação dos concursados é um marco muito simbólico, porque desde 2010 que a Faetec não realizava concurso público para o ingresso de servidores públicos de carreira. Com certeza, esses profissionais farão a diferença na vida dos alunos que estudarem na Faetec”, afirmou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, dr. Serginho.
O concurso Faetec terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um. No decorrer desse período, mais aprovados (nas vagas do cadastro de reserva) poderão ser chamados, mediante necessidade e orçamento disponível.
Ao todo, foram 1.742 aprovados no concurso. Dessa forma, há milhares de profissionais na lista de espera para próximas convocações.
Saiba como foram as provas do concurso Faetec 2019
O último concurso Faetec foi composto por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Resende e Três Rios.
Os concorrentes tiveram que responder a questões de múltipla escolha distribuídas da seguinte forma:
Inspetor de Alunos e Agente Administrativo:
- Língua Portuguesa - 10 questões;
- Raciocínio Lógico - 10 questões;
- Conhecimentos Específicos - 14 questões.
Orientador Educacional, Supervisor Educacional e Técnico Superior (Assistente Social):
- Língua Portuguesa - 5 questões;
- Conhecimentos Específicos - 29 questões.
Professor I e Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes I:
- Língua Portuguesa - 5 questões;
- Conhecimentos Específicos - 24 questões;
- Conhecimentos Educacionais - 5 questões.
Professor de Ensino Superior:
- Língua Portuguesa - 10 questões;
- Conhecimentos Específicos - 40 questões.
Todos os concorrentes ainda realizaram prova discursiva, constituída por redação de texto dissertativo-argumentativo de 20 a 30 linhas. A exceção foi o cargo de professor de ensino superior, na qual foi cobrada uma prova de desempenho didático.
Estude para novos concursos com a Folha Cursos
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!