O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a nomeação de 225 excedentes do concurso Fiocruz. O decreto com o aval foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União de quarta-feira, 7.
Do total de vagas autorizadas, 75 são para o cargo de Analista de Gestão em Saúde, 75 para Tecnologista em Saúde Pública e 75 para Pesquisador em Saúde Pública, todos de nível superior.
O provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas no momento da nomeação e à comprovação de adequação orçamentária e financeira, em conformidade com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A Fiocruz deverá verificar previamente o atendimento a esses requisitos e editar os atos administrativos necessários para a efetivação das nomeações.
A autorização para as nomeações foi assinada pelo presidente Lula na quarta-feira, 7, em reunião com o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Esse reforço no quadro de servidores é essencial para que a Fiocruz e o SUS mantenham sua capacidade de resposta frente às emergências sanitárias e na produção, disseminação e compartilhamento de conhecimentos e tecnologias no âmbito nacional e global”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Presidente Lula assina decreto ao lado do presidente da Fiocruz e do ministro da Saúde
(Foto: Divulgação Fiocruz)
O concurso para a Fundação Oswaldo Cruz teve sua validade prorrogada, ampliando o período para convocações e permitiu o aproveitamento de aprovados em cadastro reserva.
O ano do aprovado começa com método. Clique aqui e saiba como!
Concurso Fiocruz teve a oferta de 300 vagas imediatas
O edital do concurso Fiocruz foi Divulgado no final de 2023 com a oferta de 300 vagas imediatas. Desse total, 100 foram para tecnologista em saúde pública, 100 para pesquisador e 100 para o quadro de analistas.
Os aprovados foram lotados nas seguintes cidades:
- analista: Belo Horizonte MG, Brasília DF, Campo Grande MS, Curitiba PR, Fortaleza CE, Manaus AM, Porto Velho RO, Rio de Janeiro RJ, Recife PE e Salvador BA;
- tecnologista: Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Recife, Rio de Janeiro RJ e Salvador; e
- pesquisador: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Manaus, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro RJ, Salvador e Teresina PI.
O salário inicial do aprovado, conforme indicado nos editais de 2023, era de R$8.221,69. No entanto, o Governo Federal fechou acordo para a reestruturação das carreiras.
O aumento será de 77% no vencimento básico e de 23% na Gratificação de Desempenho, para os cargos de nível superior, e um aumento de 80% no vencimento básico e de 20% na Gratificação de Desempenho, para os de nível médio.
→ Panorama dos Concursos 2026 tem mais de 163 MIL VAGAS previstas. Cadastre-se para receber os conteúdos gratuitamente!
Fiocruz busca autorização para novo concurso com 600 vagas
A Fundação Oswaldo Cruz enviou um pedido de autorização para a realização de um novo concurso com 600 vagas. O pedido foi formalizado junto ao Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).
As 600 oportunidades, que exigem níveis médio e superior, foram distribuídas entre os seguintes cargos:
- técnico em saúde pública: 100 vagas;
- pesquisador em saúde pública: 200 vagas;
- tecnologista em saúde pública: 180 vagas;
- analista de gestão em saúde: 70 vagas; e
- especialista em C&T produção e inovação em saúde pública: 50 vagas.
Na nota técnica de solicitação, a Fiocruz reforçou que o edital anterior, com 300 vagas, foi "aquém" da sua necessidade real. A instituição havia solicitado um total de 1.085 postos.
A falta de pessoal é um problema significativo. De acordo com dados da própria fundação, até maio de 2024, havia 1.787 cargos vagos, o que representava 29% do seu quadro de funcionários.
→ Refaça provas de concursos anteriores do concurso Fiocruz.












