A Funarte já havia informado que o pedido estava em elaboração e seria enviado. Os cargos solicitados, assim como o nível de escolaridade, ainda não foram informados.
Vale lembrar que todos os órgãos federais tiveram até o dia 31 de maio para enviar ao MGI as suas solicitações de autorização de concurso público.
Concurso da Funarte é solicitado ao MGI para o preenchimento de 122 vagas
(Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)
Concurso Funarte pode ter cargos de níveis médio e superior
A Funarte não confirmou os cargos que foram contemplados no pedido enviado ao MGI. Mas, possivelmente, são os mesmos solicitados anteriormente, já que o órgão não obteve autorização recente do governo.
Em 2020, Folha Dirigida recebeu a informação de que a Funarte solicitou mais de 130 vagas, distribuídas entre diversas carreiras, sendo 86 no nível médio e 48 no nível superior.
Nível médio (86 vagas)
- assistente administrativo: 47
- assistente técnico I: 13
- serviços auxiliares: 4
- assistente administrativo II: 5
- assistente administrativo III: 4
- assistente administrativo IV: 3
- assistente técnico II: 2
- assistente técnico III: 5
- assistente técnico IV: 3
Nível superior (48 vagas)
- administração e planejamento: 9
- arquivista: 1
- documentação: 7
- museólogo: 1
- profissional técnico superior I: 13
- profissional técnico superior II: 6
- profissional técnico superior III: 3
- profissional técnico superior IV: 2
- técnico em comunicação: 2
- técnico em comunicação social: 1
- técnico em assuntos educacionais
- administrador I: 1
- médico: 1
Concurso Funarte teve último edital em 2014
A Fundação Nacional das Artes não realiza um concurso público para contratação de efetivos desde 2014.
A seleção foi comandada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Na ocasião, foram oferecidas 50 vagas, sendo 22 em carreiras de nível médio e 28 para o nível superior.
As oportunidades foram distribuídas em várias unidades de lotação em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais, todas nas capitais.
Os cargos abrangeram áreas de Arte e Cultura, além de Administração, Saúde e Finanças. Confira o edital:
Todos os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas. Mas, dependendo do cargo, também foi aplicado um exame prático.
O exame objetivo para o nível médio cobrou 50 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa, dez de Matemática e 20 de Conhecimentos Específicos.
Já para o superior, foram 70 perguntas, sendo 30 de Português, cinco de Noções de Direito Constitucional, cinco de Noções de Administração Pública e do Sistema Federal de Cultura e 30 de Conhecimentos Específicos.
A seleção foi homologada em julho daquele e, portanto, não tem mais validade. Sendo assim, a Funarte só poderá contratar novos servidores quando houver autorização para um novo concurso e este for homologado.
Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!