Concurso Funsaúde CE sai 'nos próximos dias', diz governador
Governador anuncia nova lei que reserva vagas para negros e diz que o concurso Funsaúde CE sai nos próximos dias. Entenda!
Autor:
Publicado em:26/03/2021 às 09:50
Atualizado em:26/03/2021 às 09:50
O concurso Funsaúde CE, que deverá resultar em mais de 30 mil contratações efetivas na Saúde cearense, é aguardado desde o ano passado e já recebeu diversas previsões de abertura. Desta vez, porém, o próprio governador disse que o edital vai sair em breve.
A declaração foi dada na quinta-feira, 25, em uma live transmitida nas redes sociais do governador Camilo Santana. Na ocasião, ele sancionou a nova lei que vai reservar 20% das vagas dos concursos estaduais para negros.
De acordo com ele, essa lei já será aplicada aos próximos editais previstos que, além da Fundação Regional de Saúde do Ceará, incluem também o concurso Polícia Civil CE, o concurso PM CE, Sefaz CE e para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
"Todos os concursos públicos o estado lançará a partir de agora. Inclusive, deverá lançar nos próximos dias o da Polícia Militar, o da Polícia Civil, o da Saúde. Nós também vamos ter concurso para a Secretaria de Fazenda, para a Semace. Vamos ter uma série de concursos importantes neste ano e no próximo ano.”
Nos últimos meses, o secretário de Saúde do estado, Dr. Cabeto, vem falando do concurso Funsaúde CE em algumas entrevistas. Na última delas, ele havia dito que o edital seria publicado em fevereiro.
A reportagem da Folha Dirigida questionou a Secretaria de Saúde do Ceará, a quem a Fundação é subordinada, sobre o motivo do atraso e em qual fase estão os trâmites preparativos para o novo edital.
A pasta, contudo, disse apenas que está focada no combate à pandemia e que novas informações serão divulgadas no site oportunamente.
Já conhece a Folha Cursos? Folha Dirigida agora tem curso preparatório!
Concurso Funsaúde CE deve preencher 33 mil vagas
Segundo as últimas informações divulgadas, a oferta inicial do concurso Funsaúde CE será de 11 mil vagas. Porém, o Estado pretende formar um cadastro de reserva que poderá resultar em cerca de 33 mil contratações ao longo da vigência dos resultados da seleção.
A relação dos cargos que serão contemplados ainda não foi divulgada, mas a expectativa é que sejam concorridas oportunidades em todos os níveis de escolaridade.
E tendo em vista que a fundação dará apoio em atividades técnico-administrativas dos hospitais, é esperado que o concurso contemple cargos da área de apoio também e não apenas da área da Saúde.
O que ainda não foi esclarecido é se todas essas vagas serão contempladas em um único edital ou se serão divididas em vários editais, já que serão destinadas a hospitais diferentes.
No ano passado, o secretário de Saúde chegou a dar a entender que seria divulgado mais de um edital, mas não voltou a tocar no assunto.
Nos primeiros dois anos de funcionamento a Fundação deve gerenciar os hospitais Geral de Fortaleza e de Messejana e outras unidades nas cinco macrorregiões de saúde do Ceará: Cariri, Fortaleza, Litoral leste, Norte e Sertão Central.
Somente para os hospitais Geral de Fortaleza e de Messejana deverão ser abertas 6 mil vagas. Em outra ocasião, o secretário também já havia informado que o estado está trabalhando para construir um plano de carreira para os novos profissionais de saúde que serão contratados.
Na entrevista mais recente ao Diário do Nordeste, Dr. Cabeto informou que a promessa do Governo do Estado é de que cinco unidades de alta complexidade estejam funcionando até o fim de 2022, em cinco macrorregiões, interior e Capital.
Além disso, o governador Camilo Santana prevê que todos os municípios sejam atendidos com Samu 24h no mesmo período. A ideia, então, seria que o crescimento do sistema desse conta de absorver os aprovados no concurso Funsaúde CE.
Concursos no Ceará terão reserva de vagas para negros
Na quinta-feira, 25, o governador Camilo Santana sancionou a nova lei estadual que garante 20% das vagas em concursos públicos estaduais para a população negra. O momento foi transmitido pelas redes sociais e contou com a participação da vice-governadora, Izolda Cela, e da assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará, Zelma Madeira.
O Governo do Ceará vai lançar, em breve, concursos para as polícias Militar e Civil, Secretaria da Fazenda (Sefaz CE), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e área da Saúde. Com a lei já em vigor, as vagas reservadas para os candidatos negros constarão nesses novos editais.
O percentual deverá levar em consideração as especificidades de cada região e especialidade para cargos ou empregos destinados a órgãos, entidades e empresas públicas e em sociedades de economia mistas.
O edital terá que detalhar o total de vagas correspondente sempre que o número de funções ofertadas for igual ou superior a cinco. Caso o número de candidatos negros aprovados seja inferior ao de vagas reservadas, as restantes serão ocupadas pelos participantes do certame inseridos na ampla concorrência, de acordo com sua classificação.
Na hora de realizar a inscrição, o candidato terá que se autodeclarar preto ou pardo, de acordo com os requisitos para cor e raça do IBGE. O candidato que assim se autodeclarar, para validação da participação no concurso pelo sistema de cotas, será submetido à realização das provas e à comissão de análise.
Prepare-se com a Folha Cursos
A Folha Cursoschegou para acelerar os seus estudos com materiais completos, otimizados e sem enrolação. Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!