A Prefeitura de Goiânia, capital de Goiás, planeja criar a carreira de analista de tributos, que integrará a Secretaria Municipal de Finanças. O quadro de pessoal será preenchido por aprovados em um novo concurso público, previsto para 2022.
A proposta é que sejam abertas 30 vagas imediatas. Os salários iniciais serão acima de R$8 mil para jornada de 40 horas por semana. Para se candidatar será preciso ter Bacharelado ou Licenciatura Plena.
A criação da carreira ainda precisará ser aprovada pela Câmara Municipal. O projeto de lei deve ser enviado ao Legislativo ainda este ano. As informações são do portal Mais Goiás.
Folha Dirigida está em contato com a Prefeitura de Goiânia para saber maiores detalhes do PL para carreira e do novo concurso público.
Com a aprovação do Novo Código Tributário do município em setembro, surgiu a necessidade da criação da carreira de analista, como processo de modernização do sistema tributário da capital.

tributos (Foto: Divulgação)
Os analistas de tributos serão responsáveis pelas atividades de natureza técnica, acessórias ou preparatórias ao exercício das atribuições privativas dos auditores de tributos. Isto é, vão desonerar os colegas de pasta de alguns trabalhos.
A eles também caberá a atuação no exame de matérias e processos administrativos; bem como exercer, em caráter geral e concorrente, as demais atividades inerentes às competências da Superintendência de Administração Tributária.
Outro concurso em pauta na Prefeitura de Goiânia é para agentes de trânsito. Segundo o secretário de Mobilidade do município, Horácio Mello e Cunha, a seleção já está autorizada para preenchimento de 303 vagas.
As inscrições, segundo ele, devem ser abertas em 2022.
Último concurso para Secretaria de Finanças foi em 2015
O edital do último concurso para ingresso na Secretaria Municipal de Finanças de Goiânia foi publicado no final de 2015. A oferta foi de 30 vagas para auditor de tributos.
O cargo teve como requisito graduação nas áreas de Administração, Administração Pública, Administração de Empresas, Analista de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação.
Na época, a remuneração inicial foi de R$10.558,84 para jornada de 40 horas semanais. O regime de contratação foi o estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia na carreira.
O concurso foi composto por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação foi constituída por 110 questões, abrangendo conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Geografia, Economia, Finanças Públicas e Administração Pública, Auditoria.
Além de Contabilidade Geral e das Instituições Financeiras, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito Tributário, Legislação Tributária Municipal.
O prazo de validade do concurso foi de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado final ficou válido, a Prefeitura de Goiânia pôde convocar aprovados para suprir a necessidade de novos servidores.
Prepara-se para novos concursos com a Folha Dirigida
Não é apenas a Prefeitura de Goiânia que prepara novos concursos. Em todo país, órgãos públicos preparam editais para divulgação em 2021 e 2022. Por esse motivo, quem deseja ingressar no funcionalismo deve intensificar a preparação.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!