Concurso Guarda Betim-MG: IBGP vence licitação para escolha de banca

A Prefeitura de Betim, em Minas Gerais, divulgou a vencedora da licitação para escolha de organizadora do concurso da guarda municipal.

Autor:
Publicado em:04/02/2020 às 08:30
Atualizado em:04/02/2020 às 08:30

O processo licitatório para escolha de organizadora do concurso para a guarda municipal de Betim-MG chega à fase final. De acordo com uma publicação feita no Diário Oficial do Município no último sábado, a empresa vencedora da licitação foi o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP).

Três organizadoras disputaram a última fase do processo licitatório do concurso Betim-MG. Além do IBGP, participavam o Instituto AOCP e a Fundação Guimarães Rosa. O instituto AOCP foi desclassificado por apresentar duplicidade da proposta comercial. 

Assim, o que definiu a empresa vencedora foi a pontuação obtida pelas duas concorrentes. A Fundação Guimarães Rosa alcançou 2,25 pontos e o IBGP, 3,46.

A decisão passa por um processo de recurso, período em que as outras licitantes podem reivindicar o resultado do processo. Somente depois dessa análise de recursos que a contratação da organizadora escolhida deverá ser formalizada.

Ainda participaram  da licitação, iniciada em outubro de 2019, as seguintes organizadoras:

  • Resoluti Serviços de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento Municipal Ltda (inabilitada por não apresentar a declaração de infraestrutura); 
  • ADM&TEC – Instituto de Administração e Tecnologia (inabilitada por não apresentar o registro no Conselho Regional de Administração – CRA); 
  • Reis e Reis Auditores Associados EPP (inabilitada por não apresentar o registro no Conselho Regional de Administração – CRA);
  • INCP — Instituto Nacional de Concurso Público (proposta técnica recusada, por não alcançar a pontuação mínima exigida no edital de licitação).

+ Como estudar à noite para concursos públicos?

Prefeitura de Betim-MG
Concurso Guarda Betim-MG terá vagas para ambos os sexos
(Foto: Reprodução/Facebook)

Concurso Guarda Betim-MG poderá ofertar até 120 vagas

A expectativa é de que o edital do concurso seja publicado ainda no primeiro semestre de 2020. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA em agosto do ano passado, o secretário de Administração da Prefeitura de Betim-MG, Ronivon Martins da Silva, adiantou qual deverá ser o quantitativo de vagas oferecidas nesse concurso.

De acordo com o secretário, a oferta deverá ser de 60 vagas, sendo 57 para homens e três para mulheres. Apesar desse anúncio, o Plano Municipal de Segurança Pública para o biênio 2019/2020, publicado pela prefeitura em setembro de 2019, aponta que o concurso poderá ofertar com o dobro de vagas anunciadas.

Fique por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos

De acordo com o que consta no plano, poderão ser oferecidas até 120 vagas. O principal objetivo das novas contratações é fortalecer a guarda municipal.

 “A demanda crescente por segurança exige a ampliação dos quadros da Guarda Municipal”, consta no texto do Plano Municipal.

Ainda está previsto no plano a criação de um plano de carreira para a categoria e a construção de um quartel exclusivo para a guarda municipal. Ambas medidas visam a oferecer mais conforto e identidade aos agentes.