Concurso Guarda de Fortaleza: prefeito prevê edital até julho

Prefeito José Sarto indica que o edital do concurso da Guarda de Fortaleza CE deve ser lançado até julho e sinaliza a chance de mais vagas.

Autor:
Publicado em:16/05/2022 às 13:55
Atualizado em:16/05/2022 às 13:55

De acordo com o prefeito José Sarto, o edital do concurso para a Guarda de Fortaleza CE já tem previsão para ser lançado. O prazo dado foi até o final do mês de julho, ou seja, os preparativos ao que tudo indica estão avançados.

"A previsão é sair até o final de julho. Nós já fizemos o levantamento. Eu creio que até o final de julho já estamos lançando o edital."

A informação foi passada em entrevista concedida ao programa Conexão Assembleia da Rádio FM Assembleia nesta segunda-feira, 16.

O prefeito José Sarto ainda prometeu novidades quanto ao número de vagas. No fim de 2021, ele anunciou mil oportunidades para a Guarda Civil Municipal, entretanto, agora diz que essa oferta poderá ser maior

"Seriam mil vagas, mas devem ser um pouco mais porque além de guardas municipais nós vamos ter uma ampliação com um outro tipo de servidor."

Sarto não especificou para qual cargo serão as novas vagas ou se podem contemplar mais de uma função.

Veja a seguir o momento em que o prefeito fala sobre o prazo do edital:

Prefeito conclui estudo para realizar concurso

No primeiro trimestre de 2022, foi informado que as mil vagas de guarda municipal estariam confirmadas. A certeza veio após a conclusão de um estudo de impacto financeiro.

A informação foi repassada pelo ex-vice-prefeito do município, Moroni Torgan, que confirmou a conclusão dos estudos e o quantitativo de vagas.

De acordo com Torgan, o estudo do impacto financeiro foi concluído e considera-se este um passo importante rumo ao edital.

Entretanto, é preciso pontuar que o concurso da Guarda de Fortaleza CE ainda precisa definir outros trâmites antes de lançar o edital, como a escolha da banca organizadora.

Sobre o último concurso Guarda de Fortaleza CE

A Guarda Municipal de Fortaleza, no estado do Ceará, não realiza concurso desde 2013, quando o último edital foi publicado com oferta de também 1.000 vagas. Na época, a banca organizadora foi a Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Além do guarda municipal, a seleção também ofertou chances para agente de defesa civil e agente de segurança institucional. A jornada de trabalho era de 180 horas mensais, com salários variáveis de R$1.652 a R$1.923.

Em 2013, os candidatos foram avaliados por três etapas de seleção, sendo a primeira composta por prova objetiva. A avaliação versou por conteúdos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, somando 50 questões, sendo elas:

  • Língua Portuguesa - 15 questões;
  • Conhecimentos sobre Fortaleza - cinco questões;
  • Atualidades - cinco questões;
  • Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Penal - 12 questões;
  • Legislação Municipal - sete questões; e
  • Legislação Específica - seis questões.

Na segunda etapa, foram realizadas as fases de exame médico e o exame toxicológico. Já na terceira, o candidato é convocado para oa avaliação psicológica,  investigação social, avaliação de capacidade física e o curso de formação.