O concurso para a Guarda Civil Municipal de Guarulhos, na Grande São Paulo, teve sua oferta ampliada. Com 50 vagas inicialmente, agora serão convocados 118 aprovados, conforme informado pelo prefeito da cidade, Guti.
O anúncio foi feito em solenidade de comemoração aos 13 anos da Inspetoria Ambiental da GCM nesta quarta-feira, 22, no Paço Municipal.
A ampliação das oportunidades visa a potencializar os serviços de combate à criminalidade e de proteção da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais.
“Vamos colocar mais profissionais na rua e garantir segurança inteligente e estratégica para a nossa cidade”, explicou Guti.
O candidato do concurso Guarda de Guarulhos SP deve acompanhar as próximas etapas, por meio do portal da Fundação Vunesp, banca organizadora.
Os futuros aprovados terão estabilidade no emprego e ainda a oportunidade de receber formação na corporação e um plano de carreira, além de adicional de periculosidade, vale-alimentação e vale-transporte.
O edital do concurso foi publicado em dezembro de 2021. Inicialmente, foram disponibilizadas 50 chances, sendo 40 para homens e dez para mulheres. Com a nova oferta, ainda não foi informado o quantitativo por sexo.
A carreira de guarda municipal tem como requisitos: ensino médio completo, idade máxima de até 35 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior. Além de altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.
A remuneração, depois da aprovação no concurso, será de R$2.089,23 para jornada de 40 horas por semana. Tal valor deve aumentar de acordo com os percentuais de reajuste aplicados pelo município à categoria.
Concurso Guarda de Guarulhos SP tem diferentes etapas
O concurso teve como primeira etapa a aplicação de provas objetivas no dia 13 de março. Os concorrentes responderam a 40 questões, sendo dez de Língua Portuguesa, cinco de Matemática, cinco de Atualidades, cinco de Noções de Informática e 15 de Conhecimentos Específicos.
Os aprovados também foram convocados para as seguintes etapas: investigação social; exame antropométrico; teste de aptidão física; avaliação psicológica; exames médicos.
Aplicado no início de junho, o teste de aptidão física (TAF) exigiu os exercícios de: flexo-extensão de cotovelos, resistência abdominal, corrida de 50 metros, corrida de 12 minutos. A execução dos movimentos foi diferente para homens e mulheres, conforme descrito no edital.
No caso de Guarulhos, o curso de formação ocorre após a posse no cargo de guarda civil municipal. A duração do curso será de um ano, período em que serão passados os conhecimentos e habilidades para a carreira.