Concurso Guarda de Maceió AL é autorizado e inicia escolha da banca

Prefeito autoriza realização de novo concurso para Guarda Municipal de Maceió, em Alagoas. Escolha da banca começa nesta segunda-feira, 3!

Autor:
Publicado em:03/10/2022 às 15:23
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

A realização do novo concurso para Guarda Municipal de Maceió, em Alagoas, está autorizada. O aval foi confirmado pelo prefeito João Henrique Caldas, o JHC, em suas redes sociais no sábado, 1º de outubro. 

De acordo com o prefeito, a escolha da banca organizadora do concurso será iniciada nesta segunda-feira, 3. Uma instituição será contratada para receber as inscrições da seleção, além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas. 

"O tão sonhado concurso da Guarda Municipal está autorizado! A partir de segunda, iniciaremos a contratação da banca que será responsável pela disputa. É mais segurança e emprego para o povo de Maceió", disse JHC. 

O último concurso para Guarda de Maceió AL ocorreu há mais de 20 anos. Atualmente, a cidade tem cerca de 690 guardas municipais. No entanto, a maioria tem idade avançada e atua em prédios públicos. O que dificulta o monitoramento ostensivo nas ruas.

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, já tinha adiantado sobre a necessidade de novos agentes.  

"A Guarda Municipal é o reflexo do abandono de várias gestões. Ela está aí com mais de 20 anos sem a realização de concurso público. Isso é um grande desafio. Muitas vezes queremos ampliar a capacidade de policiamento preventivo nas praças e áreas públicas, mas temos essas limitações. O que temos é o serviço voluntário indenizado, de modo que o guarda pode trabalhar na folga, e para isso ele é remunerado”, destacou o secretário, em entrevista à Rádio 98,3 FM, no dia 31 de dezembro de 2021.

Guardas municipais de Maceió
Prefeitura de Maceió autoriza novo concurso para Guarda
Municipal (Foto: Divulgação)

O número de vagas ainda não foi fechado. Porém, segundo o secretário, o objetivo será maximizar o serviço de ponta na orla e praças para trazer sensação de segurança à população.

"Para ampliarmos esse trabalho próximo ao cidadão, precisamos ampliar a nossa capacidade e, por isso, estamos estudando para fecharmos um número de vagas e realizarmos um concurso para Guarda Municipal. A nossa estimativa é para que, em 2022, o prefeito possa anunciar para todos”, afirmou. 

Conforme o último edital do concurso, para se inscrever  a guarda municipal é necessário ter o ensino fundamental completo, conhecimento específico ou experiência mínima de seis meses.

Tais requisitos podem mudar a partir do plano de cargos e salários que será elaborado. A remuneração inicial dos guardas não foi informada.

Concurso Guarda de Maceió AL chegou a ser anunciado em 2017

A realização de um novo concurso para Guarda Municipal de Maceió chegou a ser anunciada em 2017, pelo então secretário da SEMSC, coronel Ivon Berto. Conforme informado por ele, um edital com 500 vagas seria publicado até o final do ano.

"Uma equipe da secretaria está elaborando um projeto para encaminhar ao poder Executivo, solicitando a realização de concurso público para a Guarda Municipal", falou, na época.

Além do concurso, o então secretário também prometeu a criação de um Plano de Cargos e Carreira para a categoria.

"Em breve, serão adquiridas algumas conquistas para a categoria, entre elas, o Plano de Cargos e Carreira, a implantação do serviço voluntário remunerado e a verba de uniforme", destacou.

Ainda em 2017, a Secretaria de Comunicação de Maceió desmentiu a fala do secretário sobre a realização do concurso. De acordo com a pasta, não houve qualquer planejamento para publicação do edital.

"Não procede a informação de planejamento para concurso público destinado à Guarda Municipal de Maceió. O município também não possui dados sobre as demandas de cargos deste órgão", informou a secretaria em nota.

Desde então, não foram veiculadas mais notícias sobre a recomposição do efetivo da Guarda de Maceió AL. Apenas no final de 2021, o novo secretário identificou a necessidade de um novo concurso e estudos para o edital.